Isadora Santana

Em Divinópolis, somente a Universidade Federal de São João de Deus (UFSJ) consta na lista divulgada ontem (1°) pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Anísio Teixeira (Inep), de locais em que a aplicação da prova do Enem foi cancelada, em função do movimento de ocupações das instituições de ensino.

Apenas um único Bloco da UFSJ – Campus Dona Lindu foi ocupado, e 624 estudantes não farão as provas neste fim de semana (5 e 6 de novembro). Para este grupo de estudantes, o exame será reaplicado nos dias 3 e 4 de dezembro.

De acordo com o Inep, os inscritos afetados pelas ocupações serão avisados por meio de SMS, e-mail e divulgação no site. Será possível, ainda, acessar o aplicativo Enem 2016 ou se informar pelo 0800 616161.

Escola Estadual continua ocupada

Até o momento a Escola Estadual Manoel Corrêa Filho continua ocupada pelos alunos. A instituição não consta na lista divulgada pelo Inep de locais onde terão a aplicação das provas do Enem adiada. Porém existem estudantes contrários a ocupação, preocupados, como é o caso da Laura Nilda Ribeiro Tavares, 17 anos, que além de aluna do Manoel Corrêa Filho, também foi designada a fazer a prova no local.

“Sou totalmente contra a ocupação e não sei se vou conseguir fazer o Enem. Eu não tenho nem noção do que pode acontecer, porque não temos informação nem pelo Enem. Eu e outros amigos que também iriam fazer a prova no Manoel Corrêa ligamos para aquele número que está disponível no site do participante, e a atendente não conseguiu informar, disse que será adiado somente nas escolas que saíram na lista”.

A estudante ainda afirma que tem esperança que desocupem a escola ao menos durante a realização das provas, caso contrário imagina que haverá uma intervenção da Polícia Militar (PM). Porém de acordo com o Tenente Marcelo Oliveira, a PM não intervirá nas ocupações neste final de semana.

Nova ocupação

Foi aprovada ontem em assembleia geral, a ocupação da Escola Estadual Martin Cyprien, localizada no Bairro São José, onde alunos tentarão ocupá-la ainda hoje. A escola também foi selecionada para a aplicação das provas do Enem 2016.

Dúvidas

O Inep divulgou em sua página um documento no qual consta perguntas e respostas sobre o assunto. Na questão de número 7, fica claro que se houver outras ocupações até o dia 04 de novembro, também não será aplicado o Enem 2016 nesses locais. 

Confira o questionário clicando aqui.