Dados da Semusa também envolvem a vacinação contra caxumba e rubéola, entre os meses de janeiro e junho desse ano

De acordo com dados da Central de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), foi registrado o percentual de 74,80% de cobertura vacinal contra o sarampo, caxumba e rubéola entre os meses de janeiro a junho de 2019. Os levantamentos referentes a julho ainda não foram atualizados no site do Ministério da Saúde.

O sarampo é uma doença infecciosa grave, causada por vírus (Morbillivirus) e pode ser fatal. A transmissão ocorre quando o indivíduo contaminado tosse, fala, espirra ou respira próximo de outras pessoas e a única maneira de evitar contaminação é através da vacinação. 

A única forma de prevenção é através da vacina. Devem ser vacinadas na categoria “Dose zero”, crianças com 6 meses e menores de 1 ano (dose extra). Já a primeira dose, será aplicada em crianças que completarem 12 meses.  Aos 15 meses de idade, a criança recebe a segunda dose.

O Secretário Municipal de Saúde, Amarildo Sousa, reforçou a importância da vacinação contra o sarampo, doença que já havia sido erradicada no Brasil. 

“Nosso estoque de vacinas está regular e estamos preparados para colocar todos os cartões em dia. Aqueles que apresentarem dúvidas quanto a imunização, devem procurar as unidades de saúde e apresentar o cartão de vacinação”, finaliza.