A cidade foi dividida em nove setores para as obras (Foto: Divulgação/PMF)
A cidade foi dividida em nove setores para as obras (Foto: Divulgação/PMF)

A cidade foi dividida em nove setores para as obras (Foto: Divulgação/PMF)

A Secretaria de Obras, em conjunto com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, por meio do Departamento de Políticas Rurais, encerra este ano de 2014 já com 92% do Plano de Recuperação das Estradas Rurais do Município concluídos.

“A patrulha mecanizada criada no início da atual administração, por determinação do prefeito Moacir Ribeiro, cumpriu praticamente todo o planejamento de reconstrução das estradas, construção e recuperação de pontes, manilhamento, aterros e mata-burros em 70% do tempo previsto, passando a executar serviços com menor número de máquinas em setores mais dispersos. A atenção está concentrada agora em permanente manutenção e alerta devido ao período chuvoso, procurando atender a zona rural de modo a preservar a mobilidades nas melhores condições possíveis”, explicou a secretária municipal de Desenvolvimento Econômico, Joyce Melo.

Melhorias por região

No Setor 1, que compreende a região de Albertos, Cerrado, Cunhas, São Pedro, Segredo e outros, foram alargadas e cascalhadas todas as estradas principais; houve ainda a recuperação dos “galhos” (vias secundárias), assim como colocação e recuperação de dezenas de mata-burros. Em Albertos, foi construído o aterro e foi feito o manilhamento das águas pluviais (o que era um pedido de toda a comunidade há muitos anos, que ficava ilhada nos períodos das chuvas).

No Setor 2 (região de Gonçalves,Teodoros e Nova Zelândia), foram executados o cascalhamento, o alargamento da via e a construção de duas pontes, além da recuperação de outras duas.

No Setor 3 (região de Timboré, Martins de Arruda, Paneleiros, Rodrigues e Fazenda Velha), foram recuperadas todas as vias principais e galhos, com cascalho, recuperação de pontes, construção de outras duas e reparos em diversos mata-burros. Foi também executado o recuo/retorno à rodovia BR-354, solicitado há anos pela direção da escola da Fazenda Velha  e pelos moradores devido à periculosidade.

No Setor 4 (Santa Luzia, Papagaios, Morro das Pedras e Lucianos), foram recuperados 16 mata-burros e construída uma ponte, além de cascalhamento das vias principais.

No Setor 5 (região da Serrinha, Raízes e Baiões), foi realizada a correção de vários trechos problemáticos e reconstruída a ponte Raizes/Baiões, além de recuperação de diversos mata-burros.

No Setor 6 (Padre Trindade, Córrego do Barro e Córrego Seco), foi construída uma ponte e recuperados mata-burros, além de ter sido feita a manutenção na via principal e nos “galhos”.

No Setor 7 (Loanda, Cachoeira do Areião, Barra Mansa e Santa Rita), foram recuperados mata-burros e pontes. Ocorreu ainda patrolamento. Os trabalhos prosseguem nesse setor, faltando alargamento e correção de alguns trechos para cascalhar e assim entrar no plano de manutenção geral.

No Setor 8 (Córrego da Areia, Quilombo e Padre Doutor), foram recuperados o trecho principal e duas pontes.

No Setor 9 (Pontevila, Marmelada, Boa Esperança e Fivela), foi totalmente recuperada a estrada principal, além dos “galhos”.