Ações são desenvolvidas pela Semusa para evitar novos casos (Foto: Katiuscia Freitas/PMD)

Ações são desenvolvidas pela Semusa para evitar novos casos (Foto: Katiuscia Freitas/PMD)

O número de notificações de casos de dengue chegou a 529 registros, com 96 confirmados, e um com sintomas graves em Divinópolis. Os dados foram repassados pela Secretaria Municipal de Saúde (Semusa).

 

Do total de notificações, 408 ainda aguardam avaliação laboratorial para confirmação, e 24 foram descartadas. Ainda liderando o ranking segue o bairro Nossa Senhora das Graças, com o registro de 127 notificações e 47 casos confirmados. Na mesma região, o bairro Santa Tereza soma nove casos confirmados e o Santos Dumont com oito casos confirmados.

 

Várias estratégias de controle foram adotadas pela secretaria com o objetivo de evitar a proliferação do mosquito aedes aegypti. De casa em casa, os agentes de saúde continuam o trabalho de prevenção por meio da estratégia de zoneamento, área restrita de abrangência onde serão desenvolvidas as atividades operacionais de campo.

 

Em parceria com outras secretarias, a Semusa vem executando, além das ações de rotina e de mobilização nas escolas e centros de saúde, a fiscalização permanente em ferros velhos e empresas de reciclagem, viabilizando a retirada de sucatas e materiais inservíveis que possam acumular água.

 

Outra tentativa de combate usada pela Semusa tem sido a retirada de pneus do Ecoponto que fica localizado no Pátio da Prefeitura. Os pneus são recolhidos das ruas por agentes de saúde ou enviados pela população ao Ecoponto.

 

Com o objetivo de ampliar ainda mais todas estas ações, a Prefeitura de Divinópolis investe também na contratação de novos profissionais. A partir da próxima semana, a equipe de trabalho será composta por mais 14 novos agentes.