Caminhada que marca a campanha Todos Contra a Pedofilia será no dia 17 de maio em Divinópolis

João Victor Silva

No dia 18 de maio é celebrado o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Neste sentido, está sendo realizada a 11ª edição da campanha Todos Contra a Pedofilia. A caminhada de conscientização contra o abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes será, em Divinópolis, no dia 17 de maio (sexta-feira), às 08h, saindo da Praça da Catedral até a Praça do Santuário.

Além da caminhada, no dia 18 (sábado), será realizado o Futebol Todos Contra a Pedofilia, no Arena Society, localizado na Praça da Bíblia. No evento, estarão competindo os times Amigos do Dr. Casé Fortes com amigos do Dr. Leonardo Pio & Doutores Palhaços contra a equipe do Bloco do Cléo.

Foto: Divulgação

Na ocasião, haverá também barraquinhas do Lions Clube, com venda de alimentos e bebidas. Todo o dinheiro arrecadado será doado para uma instituição de caridade, que ainda não foi definida. O evento terá também atrações para crianças, e feira de adoção de cães.

A campanha é realizada pelo Ministério Público e Polícia Civil, e conta também com a parceria de diversas empresas.

Vigilância

De acordo com o Promotor de Justiça da Vara da Infância e Juventude, Dr. Carlos Fortes, conhecido como Casé, o principal objetivo da caminhada é lembrar as pessoas da importância de se prestar atenção e demonstrar vigilância com as crianças e adolescentes.

“A única arma que temos contra crimes de pedofilia são a educação e vigilância, e é isso que significa a caminhada. Portanto, é uma maneira de evitar o acontecimento de crimes de pedofilia”, afirma Casé.

O promotor também lembra que a pedofilia não consiste apenas em um crime. Transgressões como estupro de vulnerável, pornografia infantil, favorecimento à prostituição infanto-juvenil, abuso sexual e tráfico de crianças e adolescentes com fins sexuais, todos esses se enquadram na prática de pedofilia.

Nestes casos, a vítima pode sofrer traumas para a vida inteira em decorrência destes crimes. Por isso, é realçada durante a campanha a importância da denúncia destas infrações, para que a vítima seja acolhida, socorrida e tratada, enquanto o criminoso é punido nos termos da lei.

“É um recado para que o criminoso não cometa o abuso e exploração sexual de menores. Pois se a transgressão for feita, nós estaremos atentos, ele será denunciado, a vítima socorrida, e o infrator punido”, finalizou o promotor.