Foto: Reprodução

Amanda Quintiliano

Cenário de um dos episódios do webdocumentário “Histórias Reais” produzido pelo PORTAL, o bairro Terra Azul volta a figurar entre as principais manchetes de Divinópolis. O único Centro Municipal de Educação Infantil (Cemei) está ameaçado. A prefeitura confirmou o encerramento das atividades a partir de dezembro.

As 40 crianças atendidas pela unidade serão transferidas para a Escola Municipal Antonieta Fonseca. A instituição atende até o nono ano, ou seja, com faixa etária de 5 a 14 anos. A preocupação dos pais é misturar as crianças de três anos com maiores. Outro fator é a falta de adaptação das salas de aulas.

“Os pais acreditam que em seis meses não dá para adaptar a escola para atender essas crianças. Parece que não tem grades nas janelas. São dois andares”, conta Maria Aparecida Ferreira.

Maria Aparecida trabalhou por 10 anos no Cemei do Terra Azul. Ela foi procurada pelos país para intermediar as conversas com a Secretaria Municipal de Educação.

“Já tivemos uma primeira reunião com a Vera. Ela prometeu separar as crianças menores das maiores. A diretora da escola disse também que irá coloca-las no primeiro andar. Mesmo assim os pais estão preocupados, porque eles acham que isso não será feito”, explica.

Para pressionar o governo e impedir o fechamento da unidade, moradores do bairro estão recolhendo assinaturas. O abaixo assinado já tem cerca de 120 nomes e será entregue ao Djalma Guimarães, assessor do prefeito, Vladimir Azevedo.

Prefeitura

Ao PORTAL, a Assessoria de Comunicação confirmou o fechamento do Cemei. As crianças serão remanejadas para a escola mencionada acima, no bairro Quinta das Palmeiras. Disse que o prédio atual é improvisado, pequeno e não é adequado para receber crianças.

A escola fica a 500 metros da atual. O transporte das crianças segue a norma municipal. Ele é garantido para quem mora a 1,5 mil metros da instituição.

Na escola, segundo a assessoria, haverá parquinho e o prédio será adequado. A mudança terá validade para o próximo ano letivo, ou seja, 2018.

A ideia é utilizar o prédio atual do Cemei para a implantação de uma unidade de saúde, provavelmente irá receber uma equipe do Programa Saúde da Família (PSF).

Comissão de Educação

A presidente da Comissão de Educação da Câmara, vereador Janete (PSD) não foi comunicada oficialmente da decisão. Ela disse que os moradores a procuraram pedindo apoio e para participar da entregue do abaixo assinado. A parlamentar irá acompanhar o caso e antecipou que qualquer mudanças nas instituições municipais de Divinópolis não devem ocorrer em ano letivo.