População teme que nascente seja soterrada (Foto: Reprodução Facebook)
População teme que nascente seja soterrada (Foto: Reprodução Facebook)

População teme que nascente seja soterrada (Foto: Reprodução Facebook)

O “abraço simbólico” na nascente Olhos D’Água, no bairro Belvedere, em Divinópolis, será sexta quarta-feira (11). A concentração está prevista para as 8h, na Praça da Bíblia. O ato promovido pelo Conselho de Saúde da Região Sudoeste vai mobilizar sindicatos, associações, agentes de saúde, jovens e moradores da região.

A proposta é mobilizar os órgãos públicos e ambientais a tomar providências para evitar a degradação de um dos afluentes do Rio Itapecerica. A intenção vai um pouco mais longe. Além de cobrar ações em prol da nascente Olhos D’água, o Conselho também quer, com a ajuda da população, a preservação das demais nascentes de Divinópolis.

Participação

Se sensibilizaram com a causa a Associação de Moradores do Bela Vista, a Associação Nascente Bela Vista, Sindicato dos Trabalhadores Municipais (Sintram), Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação (SindUte), Sindicato dos Trabalhadores da Educação de Divinópolis (Sintemmd); Sindicato dos Enfermeiros e Empregados em Hospitais (Sindeess); agentes de saúde e igrejas, além de outras entidades e vereadores.

Qualquer pessoa interessada na causa ambiental também pode participar da ação.

Problemas

Entre os problemas enfrentados, nas nascente Olhos D’água, segundo o presidente do Conselho, Darly Salvador, está o abandono e cortes indevidos de árvores. Outro gargalo estruturante é a ausência de vasão da água da chuva na rua onde ela está localizada. Entulhos, barros descem até ela causando erosões.