Os pneus são deixados no local por agentes de saúde e pela população (Foto: Divulgação/PMD)

Os pneus são deixados no local por agentes de saúde e pela população (Foto: Divulgação/PMD)

A Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) está intensificando as ações para retirada de pneus do Ecoponto que fica localizado no Pátio da Prefeitura. Os pneus são recolhidos das ruas por agentes de saúde ou enviados pela população. Esta ação preventiva é realizada desde 2010.

 

O pneu é apontado como um grande responsável pelo acúmulo dos focos de dengue, causando sua proliferação principalmente no período de chuva. A ultima ação, aconteceu na semana passada (17), onde seis caminhões trabalharam na retirada de aproximadamente 90 toneladas de pneus. O material coletado é levado as fabricas de cimento em Belo Horizonte e Matozinhos, onde é transformado em combustível alternativo.

 

Hoje o número de pneus no depósito é pequeno, porém a demanda continua grande, pois a área recebe constantemente os materiais recolhidos pelos agentes, e também armazena pneus enviados pela população para o descarte correto.

 

Em 2013, Divinópolis registrou quase sete mil casos de dengue e duas mortes, devido a isto, a referência técnica da Vigilância Sanitária Celina Pires, destaca a importância da participação da população no combate a está epidemia. A Referência Técnica acredita na importância deste trabalho para a prevenção da dengue na região, destacando os benefícios do trabalho conjunto entre população e poder público para o controle da dengue. “Não adianta apenas o poder público fazer a parte dele se a população não ajudar, pois sabemos que 94% dos focos da doença estão dentro das residências” reforçou Celina.

 

A referência técnica enfatiza a importância de a população realizar esse descarte nos pontos correto. “Os agentes de saúde, trazem o material que é encontrado para o nosso Ecoponto, porém a maior parte dos focos de dengue está nas casas. Então a população deve procurar fazer esse descarte correto, não depositando o seu pneu velho em beiras de rios, e outros locais, aonde vão se transformar em focos de dengue” explica.

 

Os interessados em fazer a destinação final deste material, podem obter informações pelo telefone (37) 3229-6545. O Ecoponto fica na Rua José Balbino Pereira, 171, no bairro Espírito Santo.