A primeira reunião da Associação Comunitária para Assuntos de Segurança Pública (Acasp) realizada, nesta quarta-feira (02), no auditório do Senac, contou com a participação do Diretor da Gestão de Integração da Secretaria de Estado de Defesa Social (Seds), Coronel Antônio Sales Fiúza e outros representantes da secretaria. Atuante em projetos que envolvem o policiamento comunitário e integração com a comunidade, Cel. Fiúza veio conhecer o trabalho que é desenvolvido pela associação em um modelo pioneiro em Minas.
Ele destacou que o objetivo é ampliar e agregar conceitos da Acasp em reuniões que já existem em outros municípios, que é o caso do Conselho Comunitário de Segurança Pública (Consep).
“Para nós é uma experiência que já ultrapassou as fronteiras da região de Divinópolis e o Governo do Estado de Minas Gerais tomou conhecimento sobre esse projeto e tem interesse em aprender, conhecer e absorver para levar para outras cidades”.
O comandante do 23° batalhão da Policia Militar de Divinópolis, Marcelo Costa da Silva, que articulou esse encontro do Cel. Fiúza com o Presidente da Acasp, José Levi, reconheceu a importância da associação para município.
“Mais do que importante para os Órgãos de Defesa Social, a Acasp é fundamental para comunidade. Aqui é a voz do povo, é onde há a participação da população”, completou o comandante.
Representando também o Governo de Minas, esteve presente o Cel. Paulo Adriano, gerente regional do governo e interlocutor com os municípios, que se colocou a disposição da associação para encaminhar demandas e soluções junto ao Estado.