O contrato e a certificação obtida garante um funcionamento mais efetivo da entidade

Foram apresentadas, em Divinópolis, nesta segunda-feira (01), a assinatura de contrato com o SUS e a apresentação do Certificado de Entidade Beneficente de Assistência Social na Área de Saúde (Cebas), ambos obtidos a favor da Associação de Combate ao Câncer do Centro-Oeste de Minas (Acccom). As novidades garantem um funcionamento ainda mais efetivo da entidade na região.

SUS

Antes do contrato ser assinado, a parceria entre a Acccom e o SUS era feita de forma indireta. Com o novo acordo, o trabalho passa a ser oficial, passando da assistência social para a área da saúde. A entidade só conseguiu após 24 anos de atuação no Centro-Oeste.

Segundo o secretário municipal de saúde, Amarildo de Sousa, a base do contrato já foi realizada e o serviço, com o termo de cooperação, já funcionará neste ano.

“Ficamos muito felizes, porque a Acccom realmente é a que dá a resposta para a gente, nos apóia sempre no Hospital do Câncer e sem ela, o município perderia muito em assistência no combate ao câncer”, declarou.

Cebas

Como foi noticiado pelo PORTAL CENTRO-OESTE, na semana passada, o Cebas foi obtido através de esforços do deputado federal Domingos Sávio (PSDB). O certificado é fundamental para a manutenção das atividades desenvolvidas pela Acccom e também garante a saúde financeira da entidade, possibilitando a captação de recursos e a isenção fiscal patronal, por exemplo. Sem ele, o órgão fecharia 2019 com um prejuízo de R$ 1,2 milhão no orçamento.

Sobre estas duas novidades, o PORTAL conversou com o presidente voluntário da Acccom, Wilson Martins. Confira a entrevista completa logo abaixo.