O tipo de câncer mais incidente no Brasil é o de pele não melanoma: responde por 30% de todos os tumores malignos registrados, apesar de ser o de mais baixa mortalidade. A estimativa de novos casos é de 175.760, para o ano de 2016, sendo 80.850 homens e 94.910 mulheres, segundo o INCA, Instituo Nacional de Câncer. Preocupada com estes dados alarmantes, a Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ) e a Associação de Combate ao Câncer do Centro-Oeste de Minas (Acccom), uniram-se para organizar e oferecer à população consultas gratuitas realizadas por acadêmicos do curso de Medicina da Universidade com acompanhamento e coordenação da professora e dermatologista, Dra. Isabela Baeta.
Os alunos fazem parte da Liga Acadêmica de Dermatologia. A ideia surgiu da Dra. Isabela, por causa da necessidade de um curso social de extensão, procuraram a Associação que prontamente atendeu ao convite da parceria. Participarão dos trabalhos a equipe de Prevenção da ACCCOM, que entrará também com a estrutura e com todos os materiais necessários.
Inicialmente serão oferecidas 100 consultas gratuitas para a população. As pessoas que tem suspeita de câncer de pele devem fazer sua inscrição através do site e, após isso, aguardar o contato da ACCCOM para a consulta: www.acccom.org.br ou pelo www.facebook.com/acccom.