O mês objetiva conscientizar sobre a prevenção do câncer de próstata
A partir desta quinta-feira (31), a Associação de Combate ao Câncer do Centro-Oeste de Minas (Acccom) realizará, em Divinópolis, diversas ações atividades referentes ao Novembro Azul. Criado na Austrália, em 2003, a iniciativa tem o objetivo alertar aos homens para os riscos do câncer de próstata.
Dentre as ações promovidas pela Acccom, a partir das 18h, a associação vai usar a cor azul em iluminações na Casa de Apoio e no Centro Oncológico, o que continuará por todo o mês. Nesta sexta-feira (01), às 8h, haverá lançamento para a comunidade do Novembro Azul, em frente ao Hospital do Câncer. Na oportunidade, será lançada a camiseta alusiva à data; haverá fotografia de pacientes; presença de vários médicos; participação de dois super heróis, Homem Aranha e Capitão América; música com o saxofonista Fabiano Santos, café especial para pacientes oferecido pelo Instituto Felipe Vilela e o Voluntariado Acccom.
No dia 23, será realizado o Encontro de Motociclismo até a cidade de Pimenta, nas margens do Lago de Furnas, a partir das 8h, às margens do Lago de Furnas, em frente à Loja Maçônica Mestre do Lago. Além disso, a Acccom estará com as profissionais da prevenção em palestras e orientações em diversas cidades durante todo o mês.
De acordo com a entidade, todas as ações seguem o mesmo propósito, que é o de criar oportunidade para desmistificar o câncer de próstata. Segundo os profissionais de saúde, ainda há muito preconceito contra o exame que detecta o câncer de próstata, motivo pelo qual a incidência dessa doença é alta. De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca), são registrados mais de 50 mil novos casos por ano no Brasil e o número de mortes anuais é maior que 12 mil.
Denny Veloso, urologista da Acccom, esclarece que a prevenção é fundamental, a partir dos 50 anos, toque retal e dosagem de proteína do sangue (PSA).
“Para aqueles homens com história familiar de câncer de próstata (pai ou irmão) antes dos 60 anos, recomenda-se realizar estes exames a partir dos 45 anos”, finaliza o urologista.
Dados
Segundo o INCA, o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens brasileiros, atrás apenas do câncer de pele não-melanoma. É o sexto tipo de câncer mais comum no mundo e o mais prevalente em homens, representando cerca de 10% do total de cânceres. O exame de próstata chamado de toque retal e o PSA – Antígeno Prostático Específico – que é feito no sangue, os dois exames são de fundamental importância para a saúde do homem, por isso os exames preventivos são importantes: quanto mais cedo for detectado, maiores as chances de cura. A idade para esses exames, segundo o INCA, é a partir dos 50 anos, anualmente. Caso haja casos de câncer de próstata na família, os exames são recomendados a partir dos 45 anos ou antes, conforme a idade que os familiares tiveram a doença.