Divinópolis cobra a repactuação para liberação de cotas (Foto: Divulgação/Acccom)

A doença responde, atualmente, por cerca de 28% dos casos novos de câncer em mulheres

 

Dafne Siqueira

Só este ano, 212 novos casos de câncer de mama foram registrados pela Associação de Combate ao Câncer no Centro-Oeste Mineiro (Acccom). O Hospital do Câncer atender cerca de 55 municípios. Este tipo da doença é o mais comum entre as mulheres em todo o mundo, ficando atrás apenas do câncer de pele não melanoma, segundo o Ministério da Saúde.

No Brasil em 2018, foram estimados mais de 59 mil casos. O câncer de mama responde, atualmente, por cerca de 28% dos casos novos de câncer em mulheres, segundo o Ministério da Saúde.

A mastologista da Acccom e do Hospital do Câncer, Letícia Siqueira fala sobre algumas orientações e dicas de prevenção.

“Apesar de relativamente raro antes dos 35 anos, sua incidência cresce progressivamente com a idade, atingindo o pico entre os 50 e 70 anos. De modo geral, a prevenção baseia-se no controle dos fatores de risco e no estímulo aos fatores protetores, especificamente aqueles considerados modificáveis.”

Por isso, a médica também destaca a importância de se alimentar bem, manter o peso corporal adequado e buscar a prática de atividades físicas. 

De acordo com a Acccom, as últimas campanhas feitas tem conquistado resultados positivos para gerar um alerta nas mulheres e os cuidados e prevenções que devem estar em dia, tanto a mamografia quanto o autoexame. Além disso, tem chegado casos mais precoces de câncer de mama, algo que facilita e ajuda para o tratamento, pois quanto mais rápido o diagnóstico é feito, melhor.