Centro da Mulher Acccom Divinópolis
As obras devem começar ainda este mês (Foto: Divulgação/Acccom)
Centro da Mulher Acccom Divinópolis

As obras devem começar ainda este mês (Foto: Divulgação/Acccom)

A dificuldade enfrentada pelos cidadãos para obterem diagnóstico através do Sistema Único de Saúde (SUS) e a falta de prestadores de serviços nessa área, levou a Associação de Combate ao Câncer do Centro-Oeste de Minas (Acccom) a desenvolver o projeto de construção do Centro da Mulher. A proposta foi apresentada durante as comemorações de 20 anos da entidade.

Segundo o presidente voluntário da entidade, Wilson Martins de Freitas, “a ideia é fazer esta obra em etapas: inicialmente com dois andares, dotados de equipamentos de mamografia, ultrassonografia e exames de Papanicolau. Em fases posteriores, haverá também aparelhos de prevenção do homem, para os devidos exames, como PSA e toque retal. Já na fase final, pretende-se investir em exames de imagem, como tomografia e outros exames laboratoriais”.

O espaço também chamado de Centro de Diagnóstico tem previsão de ser concluído entre 2 e 3 anos. A previsão de início das obras é ainda para março deste ano. A ACCCOM buscará o credenciamento junto ao SUS. A entidade também espera contar com doações dos cidadãos. Para ajudar, ligue (37) 3512.1525.

Comemorações

Centro da Mulher Acccom Divinópolis

Jaime Martins reafirmou o acelerador linear (Foto: Divulgação)

Os 20 anos da Acccom foram comemorados em uma solenidade na noite da última sexta-feira (20.03), no Teatro Usina Gravatá. O deputado federal Jaiminho Martins (PSD/MG) prestigiou as comemorações.

Para o parlamentar, cuidar da saúde e promover medidas de conscientização da população é uma das atividades mais difíceis de serem exercidas.

“O trabalho desenvolvido pela Acccom é referência para todos nós e eu fico muito feliz de ver o quanto avançamos desde 21 de março de 1995. Ao longo desse tempo, contamos com o apoio e a solidariedade do povo mineiro, bem como de inúmeros voluntários, parceiros e amigos. Observamos o quanto a instituição tem ajudado o povo da nossa região, sobretudo, no trabalho de prevenção, bem como acolhimento dos mais humildes. Fico feliz, pois tenho ajudado a viabilizar recursos e equipamentos para a entidade. Para agora, estamos prestes a inaugurar o 2º acelerador linear, adquirido por meio de recursos de destinei e que irá dobrar a capacidade de atendimentos em radioterapia”, afirmou.

Centro da Mulher Acccom Divinópolis

As obras devem ser concluídas em três anos (Foto: Divulgação/Acccom)

Acccom

A Associação de Combate ao Câncer do Centro-Oeste de Minas presta atendidos a 86 cidades do Centro-Oeste de Minas, Alto São Francisco e parte do Sudoeste do Estado, em uma população estimada em 1 milhão e 500 mil pessoas. Possui a Casa de Apoio ao Portador de Câncer, o Centro Assistencial, o Centro de Reabilitação Oral e a Prevenção.