Divinópolis cobra a repactuação para liberação de cotas (Foto: Divulgação/Acccom)

Após um longo período parado, aguardando licenças de uso e operação, o 2º acelerador linear, equipamento utilizado no atendimento de radioterapia do Hospital do Câncer em Divinópolis, está apto funcionar. O equipamento foi vistoriado por técnicos da Comissão Nacional de Energia Nuclear (Cnen) e recebeu o laudo de autorização de funcionamento esta semana.

O aparelho, que irá dobrar a capacidade de atendimentos de radioterapia na unidade de saúde foi viabilizado com recursos de emenda parlamentar do deputado federal Jaiminho Martins (PSD/MG) no valor de R$ 1,8 milhão.

“Fico muito feliz, pois esse equipamento é fruto de emenda parlamentar nossa no valor de R$1.8 milhão. Atualmente são realizados cerca de 100 atendimentos por dia no setor de radioterapia. São paciente de Divinópolis, Nova Serrana, Formiga e todo o centro-oeste mineiro. O aparelho que está sendo utilizado, atualmente, no Hospital do Câncer, que também foi adquirido por uma emenda de minha autoria, já trabalha com 100 pacientes dia, acima da sua capacidade, uma vez que o recomendado é 70 pessoas por dia. Assim, nossa expectativa é desafogar o serviço de radioterapia e fazer com que os atendimentos sejam dobrados”, afirmou Jaiminho.