Os 28 ônibus novos estão preparados para atender as necessidades da população. (Foto: Pedro Henrique Jonas)
Os 28 ônibus novos estão preparados para atender as necessidades da população. (Foto: Pedro Henrique Jonas)

Os 28 ônibus novos estão preparados para atender as necessidades da população. (Foto: Pedro Henrique Jonas)

Pedro Henrique Jonas

Na manhã desta quinta-feira (11) 28 novos veículos usados no transporte coletivo foram recebidos por autoridades e cidadãos de Divinópolis. Um investimento alto, avaliado em cerca de R$ 7 milhões de reais desde o ano de 2013, para garantir que toda a frota de ônibus que circula pela cidade seja 100% acessível.

A Prefeitura de Divinópolis, junto com as empresas responsáveis como o Consórcio Transoeste, Trancid e Settrans, desenvolveu o projeto e conseguiu realizar e garantir acesso aos meios de transporte para pessoas com deficiências e idosos. Com essa nova frota, a média de vida dos veículos passa a ser de 1,7 anos. E cerca de 70% dos ônibus são equipados com três portas.

Os novos ônibus que entram em funcionamento para renovar a frota existente no município. Segundo o Secretário de Trânsito e Transporte de Divinópolis, Simonides Pereira Quadros, além da aquisição dos novos ônibus, a manutenção diária vai continuar acontecendo.

“Estamos completando 100% da frota com acessibilidade. Os ônibus têm manutenção diária e constante, sempre que apresentam defeitos os ônibus são rapidamente consertados.”

O prefeito de Divinópolis, Vladimir Azevedo, afirma que o transporte coletivo acessível, é apenas um ponto a ser melhorado, e acrescenta que projetos para tornar a cidade cada vez mais acessível e de boa qualidade irão sair do papel.

“Há parcerias que nós queremos fazer para que cada vez mais criar uma cidade cada vez mais acessível. Hoje é um marco histórico para a cidade, isso significa que foi uma luta muito grande para chegarmos até aqui. Diante de uma diretriz maior de políticas públicas que nós estamos desenvolvendo, queremos um novo conceito de cidade para Divinópolis. Queremos continuar avançando.”

Reginaldo Couto presidente da Associação dos Deficientes do Oeste de Minas (Adefom) esteve presente no evento e alerta a população sobre o tema acessibilidade, para a cidade conseguir todas as metas desejadas, o povo precisa se envolver na batalha.

“O evento é um marco na nossa cidade, ele marca em si. O que está sendo feito é para todos, não para um grupo especial. A acessibilidade vem antes de tudo, sem ela não temos emprego, saúde, educação. Essa conquista traz novos desafios, que agora estão na prestação dos serviços e para isso contamos com todos, para que todos entendam que a acessibilidade urbana é para todos, não somente para um grupo.

Os novos ônibus passam por revisão e entram em funcionamento após esse período.