VoePass é a companhia mais antiga em operação no Brasil; O que se sabe sobre a aérea do avião que caiu em São Paulo
Nenhum dos 62 ocupantes do avião que caiu em Vinhedo, no interior de São Paulo sobreviveu. O acidente com o avião em São Paulo (SP) é o 5º mais fatal da história da aviação brasileira. A queda do avião aconteceu, nesta sexta-feira (9/8). A aeronave seguia de Cascavel no Paraná com destino a Guarulhos em São Paulo.
Conforme levantamente realizado pelo UOL, o acidente é o quinto mais fatal da história da aviação do Brasil. Dos ocupantes, 58 eram passageiros e quatro tripulantes.
- Em julho de 2007 o Voo 3054 da TAM, o Airbus A320 colidiu com um prédio da empresa após um pouso mal sucedido no Aeroporto de Congonhas, em São Paulo. O acidente resultou em 199 mortes, incluindo 187 pessoas a bordo e 12 em terra.
- Já em setembro de 20006, o voo 1907 da Gol – Um boeing 737colidiu com um jato Legacy 600 em voo sobre a Amazônia, resultando na morte dos 154 passageiros e tripulantes a bordo do voo da Gol. O Legacy conseguiu pousar com segurança.
- Antes, o registro ocorreu em 08 de junho de 1982. O Voo 8050 da VASP – O boeing 727 da VASP caiu durante a aproximação ao aeroporto de Congonhas, resultando na morte de 137 pessoas. O acidente foi causado por falha na tripulação e problemas com a visibilidade.
- Já em 31 de outubro de 1996 o Voo 402 da TAM – O avião Fokker 100, caiu pela manhã logo após deixar o aeroporto de Congonhas e matou 99 pessoas. A queda foi provocada por uma falha no reversor da turbina direita, que abriu durante a decolagem. Isso foi como acionar o freio no momento em que a aeronave precisava acelerar para ganhar mais sustentação.
Leia também:
Acidente de avião em Vinhedo (SP)
Conforme o registro de voo do Flight Radar o avião estava a 17 mil pés de altitude às 13h20 e a 4 mil pés às 13h22, quando o sinal de GPS foi perdido pela plataforma. Pelo registro, é possível ver que o acidente com o avião aconteceu pouco antes de pousar em SP. A queda ocorreu em um condomínio do bairro Capela, em Vinhedo. Ela despencou quase quatro mil metros em dois minutos.
Conforme a Voepass Linhas Aéreas, antiga Passaredo, companhia aérea dona da aeronave, trata-se de um avião turboélice de passageiros, modelo ATR-72. O avião tinha capacidade para 68 pessoas.
“A VOEPASS acionou todos os meios para apoiar os envolvidos. Não há ainda confirmação de como ocorreu o acidente e nem da situação atual das pessoas que estavam a bordo”, informou a companhia.
VoePass: a história da dona da aeronave que caiu em SP
De acordo com o site Tudo Viagem, a VoePass Linhas Aéreas é a companhia mais antiga em operação no Brasil, sendo fundada em 1995. Atualmente ela atende 38 destinos em todo o país. Ela possue uma frota de 14 aeronaves modelos ATR 42 e ATR 72, sendo responsável por 1% dos passageiros transportados no Brasil.
A quarta maior companhia área do Brasil, ela tem sede em Ribeiro Preto, São Paulo. Antes, ela tinha o nome de Passaredo Linhas Aéreas.