foto: Divulgação

As comemorações do movimento Outubro Rosa começam nesta quinta-feira (01), em Divinópolis. O objetivo é estimular a participação da população, empresas e entidades na prevenção e combate ao câncer de mama. O nome do movimento remete à cor do laço rosa, que simboliza a luta contra o câncer de mama.

O câncer de mama, segundo o Instituto Nacional do Câncer(INCA), é o segundo mais frequente no mundo e o mais comum entre as mulheres, respondendo por mais de 20% dos casos novos a cada ano. No Brasil, o câncer de mama também é o de maior incidência entre as mulheres. No entanto, o alerta da Secretaria Municipal de Saúde, é que se o mesmo for detectado precocemente, aumenta-se a chance de cura e a sobrevida da paciente.

Nesse sentido, serão organizadas e intensificadas nas Unidades Básicas de Saúde da Secretaria Municipal de Saúde de Divinópolis, várias ações que pretendem fortalecer a necessidade e a importância da prevenção para um diagnóstico precoce.

A partir desta quinta-feira a fachada do prédio da Secretaria Municipal de Saúde terá uma iluminação que a deixará rosa, durante todo o mês.  A recepção da Semusa será decorada com o tema do Outubro Rosa. A ideia é estimular a conscientização de quem vai a Secretaria de Saúde ou trabalha lá.

O Setor de RH da Semusa, juntamente com a Diretoria de Atenção Primária e o Consórcio Intermunicipal de Saúde da Região do Vale do Itapecerica (Cisvi), promovem várias ações ao longo do mês. Além de trabalhar as servidoras da Semusa, estas iniciativas irão atingir funcionárias da Prefeitura de outras secretarias. Estão sendo previstas, entre outras coisas, a realização de exames, de palestras e distribuição de material educativo.

Programação UBS – Outubro Rosa

ESF Rancho Alegre/Belo Vale:

05/10 e 19/10  Dois ônibus para Santo Antônio do Monte para realizar mamografia.

28/10 – 14h Palestra no salão do Belo Vale com a Enf. Raquel  Assunção

ESF Ermida I e II

14/10 às 15:00 – Palestra no salão de festas de Ermida com Enf. Sara da ACCOM.

CS Nações

Toda terça feira – de 17 às 20h – Horário especial com foco nas mulheres trabalhadoras.

  • Acolhimento com consultas médicas, odontológicas e de enfermagem.
  • Intensificação da coleta de exames de prevenção do câncer de colo uterino.
  • Intensificação da divulgação da necessidade de realização da mamografia.
  • Palestras sobre: direitos da mulher e violência sexual. Será ministrada por advogada convidada.
  • Parceria e apoio da UFSJ, por meio de ações educativas.