nucleo de pesquisas da acom
Foto: Lucas Miranda

“As descobertas feitas aqui poderão levar ao desenvolvimento de novas práticas na prevenção e combate ao câncer”, afirma presidente

Na tarde desta segunda-feira (9/9), foi inaugurado o Núcleo de Estado e Pesquisa (NEP) no Centro Administrativo da Associação de Combate ao Câncer do Centro-Oeste de Minas (Acom). O projeto tem como objetivo promover e coordenar pesquisas voltadas ao estudo do câncer. O NEP se dedicará à busca de novas abordagens para a prevenção, diagnóstico, tratamento e acompanhamento dos diferentes tipos de câncer, além de buscar inovações que possam melhorar os resultados para os pacientes.

Médicos da Acom, residentes, assim como profissionais envolvidos no projeto estiveram presentes na cerimônia de inauguração.

O novo espaço está localizado no primeiro andar do Centro Oncológico. Ele estará aberto para pesquisadores credenciados, como profissionais de saúde, médicos, assim como cientistas que atuam na área de oncologia e afins. Estudantes de graduação e pós-graduação, especialmente das áreas de medicina e enfermagem, também terão acesso, assim como parcerias com instituições que colaboram com a Acom.

Durante a inauguração, o presidente da Acom, Marcelo Carlos da Silva, ressaltou o impacto das pesquisas a serem desenvolvidas pelo Núcleo e seus parceiros, com ênfase nas melhorias nos tratamentos.

“As descobertas feitas aqui poderão levar ao desenvolvimento de novas práticas na prevenção e combate ao câncer”, afirmou.

Novas tecnologias a partir do Núcleo de Pesquisa da Acom

De acordo com Marcelo, o NEP também tem importância na busca por novas tecnologias.

“O NEP possibilitará o estudo do câncer de forma detalhada, permitindo o acesso a novas tecnologias por meio de parcerias com a indústria farmacêutica e de biotecnologia, o que pode acelerar a introdução de novos medicamentos no mercado, beneficiando toda a comunidade do Centro-Oeste”, disse.

Além disso, o presidente também ressaltou a relevância do projeto:

“Este espaço é um farol de esperança, promovendo e coordenando pesquisas que buscam novas abordagens para a prevenção, diagnóstico, tratamento e acompanhamento dos diferentes tipos de câncer. Além disso, permitirá a criação de políticas públicas de saúde mais eficazes”, declarou.

Ele finalizou dizendo:

“Esse projeto nos enche de orgulho. Ele mostra que estamos no caminho certo, incentivando a pesquisa e o trabalho. Reafirmo aqui nosso compromisso com a importância da pesquisa”.

A enfermeira Fabiana Castro de Faria, que atua no setor de oncologia da Acom, também falou sobre sua trajetória, bem como a importância do projeto.

“Entrei no projeto há treze anos como estudante de iniciação científica voluntária. Fazíamos exames, acompanhamentos e evoluções dos pacientes, e sabemos o quanto isso é necessário”, afirmou.

Progresso no estudo do câncer

Ela destacou o progresso no estudo do câncer.

“Antigamente, muitas pessoas tinham receio de falar sobre o câncer, pois não havia cura devido à falta de recursos e estudos. Hoje, graças à evolução e aos avanços nas pesquisas, muitas pessoas foram favorecidas com a prevenção precoce e a possibilidade de cura”, comentou.

Em seguida, Fabiana também elogiou o empenho da equipe.

“Todos, desde os médicos até os alunos, são fundamentais para o sucesso desse projeto, mesmo diante das nossas dificuldades”, concluiu.

Atendimentos

A Acom atende aproximadamente 56 municípios da região Centro-Oeste de Minas Gerais.

GENOMA SUS

Como resultado das parcerias de pesquisa já estabelecidas, foi oficializado no evento o início do projeto “GENOMA SUS” em Minas Gerais, financiado pelo Ministério da Saúde. Por meio das parcerias lideradas pela professora da UFSJ, Dra. Luciana Lara dos Santos, dentro da Rede Mineira de Genômica Populacional e Medicina de Precisão, a Acom terá as primeiras amostras de pacientes de Minas Gerais sequenciadas.

“O NEP é uma grande conquista para todos os projetos de pesquisa realizados em parceria com a Acom, pois oferece um espaço para que nossos discentes possam desenvolver suas atividades, impactando diretamente na efetividade dos projetos”, destacou Luciana.

Atualmente, três projetos de pesquisa já estão em andamento na Acom:

  • Programa de Predisposição Hereditária ao Câncer e Acompanhamento Familiar;
  • Efetividade do Aplicativo Móvel Iuprost para Controle da Incontinência Urinária Após Prostatectomia Radical: Ensaio Clínico Randomizado, ambos em parceria com a Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ) – Campus Dona Lindu;
  • Câncer Colorretal: Diagnóstico Inicial, Estadiamento e Abordagem Cirúrgica.