Exigência é feita pela Santa Casa de Formiga; Ele deverá ser repetido a cada três dias

A Santa Casa de Formiga passou a exigir teste de COVID-19 para acompanhantes de pacientes. Ele deverá ser realizado a cada três dias. A unidade alega proteção e segurança. O custo ficará a cargo de cada pessoa.

Para minimizar o impacto para os acompanhantes, a prefeitura irá doar 300 testes rápidos por mês para atender a demanda.

Leia a nota na íntegra da Santa Casa:

“A Santa Casa de Caridade de Formiga esclarece por meio desta que, a exigência de teste diagnóstico (rápido antígeno) para novo Coronavírus para os acompanhantes visa a proteção dos pacientes internados no estabelecimento. Além da UTI e clínica COVID, o hospital conta com alas como pediatria, UTI pediátrica, maternidade e clínica não covid, onde a maioria das vezes são pacientes debilitados e/ou imunossuprimidos.

Apesar do exame ser menos efetivo em pacientes assintomáticos, ele gera segurança por parte do estabelecimento em não estar colocando o próprio paciente e os outros que ali se encontram internados em risco de contaminação. O nosso hospital, muitas vezes, conta com mais de um paciente em um mesmo quarto, e como sabemos, o SARS COV-2 é transmitido principalmente por gotículas respiratórias, onde a proximidade aumenta ainda mais a chance de contaminação.

Apesar de estarmos em um cenário melhor, a pandemia ainda não chegou ao fim. Um comparativo da data do dia 20-08-21 a 23-08-21 foram 69 NOVOS casos da COVID na nossa cidade de Formiga.

Até que nos encontremos em uma situação mais confortável, a Santa Casa de Caridade de Formiga tem por direito estabelecer protocolos internos que visam a segurança dos pacientes e funcionários.

Apesar do exame, a Santa Casa também exige medidas sanitárias que impedem a transmissão como uso de máscara obrigatória e incentivo lavagem das mãos.”