Os vereadores formaram um Acordo de Líderes para agilizar a votação do projeto de terceirização do Sistema de Estacionamento Rotativo de Divinópolis. Liderado pelo vereador Rodyson Kristnamurti (PSDB), o documento conta com outras nove assinaturas.
Pelo acordo, terminou na última sexta-feira (29) o prazo para apresentação de emendas. Já as comissões têm dois dias para dar os pareceres. A previsão é de o projeto entrar em votação nesta terça-feira (02) caso não tenha surgido nenhuma emenda na reta final.
Assinaram o acordo, além de Rodyson, os vereadores líderes da bancada: Marcus Vinicius (PSC), Dr. Delano (PRTB), Edimar Félix (PROS), Raimundo Nonato (PDT), Nilmar Eustáquio (PP), Edimar Máximo (PHS), Edmar Rodrigues (PSD), José Wilson Piriquito (SDD) e o presidente da Câmara, Rodrigo Kaboja (PSL).
Apenas os líderes de partido de oposição se recusaram a fazer parte do Acordo, são eles: Anderson Saleme (PR), Edmilson Andrade (PT) e Adair Otaviano (PMDB).
O projeto
O projeto prevê a regulamentação e concessão do Sistema de Estacionamento Rotativo. Atualmente o serviço é coordenado pela Secretaria de Trânsito e Transporte (Settrans). Caso o projeto seja aprovado, a prestação do serviço poderá ficar a cargo de uma empresa terceirizada sob o regime de concessão.
A partir da regulamentação, as atuais 2,2 mil vagas comercializadas deverão ser ampliadas para 3,5 mil para veículos de quatro rodas.
Divinópolis conta com 123.931 veículos emplacados para uma população registrada de 213 mil habitantes, ou seja, 1,71 habitantes por veículo.