Dois recordes: A professora de inglês é a vereadora eleita mais votada e jovem da história de Divinópolis

Jéssica Augusta Pereira

Com apenas 25 anos, Lohanna (Cidadania) foi a candidata mais votada para ocupar uma cadeira na câmara municipal e a vereadora mais jovem eleita em Divinópolis. A professora de inglês recebeu 5.462 votos, número que superou o líder de votação para o legislativo municipal, o também ex-deputado federal Fabiano Tolentino (Cidadania) que em 2008 recebeu 5.155 votos. Além dela, outras duas presenças femininas se destacaram para a composição do cenário político da cidade, sendo elas, a vereadora eleita Ana Paula Quintino (PSC) e a vice prefeita Janete Aparecida (PSC).

É muito significativo que uma mulher conquiste essa posição em um lugar de prestígio na política, visto que, há menos de 90 anos elas não possuíam nem mesmo o direito ao voto. Diante disso, Lohanna expressa sua força e a determinação por mudanças.

“A política ainda é um ambiente masculino, o que dificulta nossa inserção. Mas se não nos dão espaço na mesa, a gente traz um banco e senta mesmo assim. Faremos isso e participaremos ativamente da vida legislativa”, afirma.

Além disso, a vereadora salienta a ambição por um gabinete composto por mulheres.

“Desejo ter um gabinete majoritariamente feminino, já que está provado que times diversos chegam a melhores soluções, e ocuparemos espaços a partir daí”, destaca.

Lohanna conta que participava ativamente de trabalhos sociais voluntários, mas que a necessidade por um suporte maior, fez com que ela se reconhecesse como um instrumento de mudanças efetivo a partir da política.

“Entendi que a forma de modificar problemas estruturais é o espaço da política institucional”, esclarece.

Para a vereadora eleita, mais do que ser cobrada, a posição de mulher e jovem, fará com que seja mais criticada.

“Acredito que serei mais criticada. Já ouvi muitos “quem essa menina acha que é?” por aí.”

Por outro lado, ela esboça esperança pelo público alcançado.

“Mas também acredito que a votação expressiva manda uma mensagem clara de que o mundo está mudando e que temos apoio popular”, reforça.

Para a composição do gabinete, a vereadora eleita já adiantou a abertura de um edital e deixa sua mensagem às mulheres.

“Fomos bem representadas pela vereadora Janete, e quero continuar e melhorar esse trabalho. Contem comigo sempre. Se possuírem formação nas áreas com vaga, se inscrevam no processo seletivo. A política também é nossa responsabilidade.”

A força feminina na política

Além de Lohanna, uma chapa composta só por mulheres se destacou nas eleições municipais deste ano, em Divinópolis. Laiz Soares e Giovana Garrocho, ambas do partido Solidariedade, disputaram como prefeita e vice, respectivamente. Em pouco tempo, conquistaram 21.514 votos, sendo as mulheres mais votadas na história da cidade que disputaram o cargo.

Ao todo, as candidatas atingiram um percentual de 19,14% dos eleitores, ficando atrás apenas de Gleidson Azevedo (PSC) e Fabiano Tolentino (Cidadania).