Adair Otaviano (Foto: Arthur Charles/CMD)

Como pontapé inicial, o presidente da Câmara de Divinópolis foi a Pouso Alegre para conhecer o modelo adotado pela TVC 

Marcelo Lopes

O processo de gestão para implantação da TV Câmara, em Divinópolis, segue em andamento. A casa busca soluções técnicas para dar início ao andamento do projeto, já que há autorização para a emissora entrar no ar, por meio de um canal aberto digital de televisão, através da Rede Legislativa de Rádio e TV.

Como pontapé inicial, o presidente da Câmara Municipal, Adair Otaviano (MDB), visitou a sede da Câmara de Pouso Alegre, no sul de Minas, para conhecer como funciona a TVC desta cidade.

Em Pouso Alegre, a emissora está no ar desde 2010, e de forma constante, também recebe a visita de outros municípios que se interessam pelo modelo adotado.

“Vimos que por lá, é uma empresa de Santa Catarina que opera os serviços. É uma atividade interessante. A partir do conhecimento deste trabalho, já pedimos para fazer um levantamento, convidamos a empresa responsável pelo funcionamento naquele município para vir à Divinópolis e estamos aguardando para que vejam os equipamentos que temos, o que se precisa e em qual valor ficaria o orçamento”, disse Adair.

De acordo com o edil, após a realização destes procedimentos e estando com o projeto em mãos, a Câmara irá colocar o mesmo em licitação, com o objetivo de analisar se será disponibilizada a criação de uma TV Câmara própria. Atualmente, a casa paga aluguel para transmitir as reuniões ordinárias pela televisão, através da TV Candidés.

“A intenção desta casa é de criar a nossa própria TVC, já que temos o canal 25, que funcionará não somente pelas transmissões em horários de reuniões ordinárias”, disse, destacando mais transparência.

“Todos os eventos promovidos pela Câmara Municipal também serão apresentados. Estamos trabalhando muito para que isso venha a acontecer em um futuro mais próximo”, completou o parlamentar.

O presidente que vem adotando medidas de contenção dos gastos desde o ano passado, mostrando austeridade com o dinheiro público tem, entre as principais preocupações, garantir uma implantação que gere menos custo. O aluguel para transmitir na TV Candidés este ano deve ficar próprio de R$160 mil. A ideia é autorizar o canal próprio desde que os gastos no ano para manter o canal sejam inferior a isso.

Divinópolis não é a única cidade em fase de implantação de uma TV na Câmara Municipal, Monte Carmelo, Monte Sião, Poços de Caldas, Três Corações, Ubá e Varginha também seguem este processo de emissoras legislativas.