Até o dia 06 de abril, 145 espaços municipais foram adotados por empresas, entidades e pessoas através do projeto ‘Adote Um Bem Público’. Este é o número oficial informado pela Prefeitura Municipal de Divinópolis, que vem colocando o programa em evidência nos últimos dois anos e revitalizando várias áreas da cidade, unindo o poder público e o setor privado.
O número, bastante expressivo, é exaltado pelo vereador Eduardo Print Júnior (PSDB), idealizador do projeto, aprovado em 2018 por unanimidade na Câmara Municipal.
“Desde que mediamos a adoção da Escola Municipal Sidney José de Oliveira, no bairro Jardim Candidés, pela Mercedes Caminhões, apostamos muito no sucesso deste projeto. Fico muito feliz por termos chegado a essa marca tão expressiva e pelo fato de o projeto ser exemplo para outras cidades”, afirma o vereador, que lembra que o ‘Adote Um Bem Público’ já foi aprovado em outras cidades, como Pompéu, Itapecerica e Santo Antônio do Monte. “São diversas as visitas que recebemos na Câmara de vereadores de outros municípios que, além de conhecerem a estrutura da Câmara e o trabalho da Mesa Direta (da qual Print é presidente), buscam informações sobre o ‘Adote Um Bem Público’. Isso é muito bom para a nossa região”.
Vários espaços tradicionais de Divinópolis receberam obras de revitalização através do projeto, como a Praça do Santuário, Praça da Bíblia, Praça Nelson Pelegrini e, mais recentemente, o Parque da Ilha.
“O projeto é simples e beneficia todos os lados, tanto da prefeitura quanto das empresas e, principalmente, da população. Ao mesmo tempo que a empresa fica responsável pela manutenção do espaço, ela pode usufruir destas áreas para expor a sua marca. Isso mostra que as empresas acreditam em Divinópolis e também estão juntas conosco por uma cidade melhor”.
Como participar
Para ser um parceiro do projeto, o interessado deve protocolar uma carta de intenção junto à Secretaria Municipal de Governo, seguido de um projeto básico das obras e serviços que serão realizados na região. Em até 30 dias, o interessado será comunicado sobre a viabilidade do projeto, que é de um ano com possibilidade de ser prorrogado por até cinco anos.
“Vamos em busca de mais parcerias. Quanto mais espaços revitalizados, mais a nossa cidade fica atrativa para novos investimentos e se torna um pólo turístico da região”, conclui Eduardo Print Júnior.