O caminhão era a última exigência para a Azul operar na cidade (Foto: Divulgação/PMD)
O caminhão era a última exigência para a Azul operar na cidade (Foto: Divulgação/PMD)

O caminhão era a última exigência para a Azul operar na cidade (Foto: Divulgação/PMD)

A Prefeitura de Divinópolis recebeu, na manhã desta quinta-feira (30), o caminhão da Brigada de Incêndio para o Aeroporto Brigadeiro Cabral. O veículo chega através de um convênio entre o município e os governos Federal e Estadual, atendendo as exigências da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), para a operação e voos comerciais no local. Por dia, são 40 pousos e decolagens de voos executivos no local. O novo equipamento está incluso na série investimentos iniciados, em 2010, no Brigadeiro Cabral, de quase R$ 12 milhões.

“Com a chegada do caminhão a prefeitura cumpre todas as etapas do processo de adequação do aeroporto. Com adequação da sala de embarque, criação do canal de inspeção, adequação da sala de bagagens, o setor de incêndio era a última etapa que precisava. Hoje chegou esse caminhão zero, todo adaptado para aeroporto, com a brigada de incêndio já treinada e certificada pela Anac”, destacou o prefeito, Vladimir Azevedo (PSDB).

Vladimir cobrou por parte da Azul Linhas Aéreas o cumprimento do protocolo assinado com o Estado para começar a operar em Divinópolis.

“Estamos prontos e a expectativa é que isso se cumpra o mais rápido possível. Acreditamos que essa ligação será um novo ciclo de desenvolvimento para Divinópolis. Poderemos embarcar aqui e despachar as malas para serem retiradas nos Estados Unidos. Embarcar aqui e desembarcar em um dos maiores aeroportos do Brasil, que é o Viracopos em Campinas”, disse.

O secretário Municipal de Desenvolvimento Social, Paulo César dos Santos, destacou que todas as determinações exigidas pela Anac foram cumpridas.

“No que tange nossa responsabilidade estamos prontos e fizermos as reivindicações solicitadas pela Azul incluindo o canal de inspeção e caminhão com a Brigada de Incêndio pronta e treinada”, destacou.

Ainda não há uma data definida para inícios dos voos.