Uma comitiva formada pelo Vereador Rodyson Kristnamurti (PSDB), o deputado federal Domingos Sávio (PSDB), o secretario de Desenvolvimento Econômico Paulo César Santos, a empresária Lilian Notini e representantes da Companhia Azul Linhas Aéreas, realizou uma visita técnica no Aeroporto Brigadeiro Cabral, na manhã desta terça-feira (22).
Durante o encontro representantes da Companhia Azul avaliaram a possibilidade de implantar em Divinópolis, uma linha que fará o trajeto Divinópolis/MG – Campinas/SP, para tanto os técnicos estudaram as condições da pista e da nova área de embarque inaugurada em 2012.
A demanda é uma reivindicação antiga de empresários que por questões comerciais sempre vão até o estado de São Paulo e precisam se deslocar até o Aeroporto de Confins para o embarcar.
De acordo com a Azul o Aeroporto deverá passar por adequações para receber o trajeto e um estudo será apresentado com os critérios técnicos exigidos pela Companhia.
– Acertamos agora com o prefeito Vladimir e sua equipe, que iremos enviar de maneira oficial, uma relação dos critérios técnicos que são exigidos – disse o gerente de expansão e relação institucionais da Azul Linhas Aéreas, Ronaldo Silva Veras.
A princípio a ligação seria para Viracopos (Campinas) que se conecta com todo o país, com operações três vezes por semana, com aeronaves de setenta passageiros.
O vereador Rodyson destacou a importância da implantação de linhas de Divinópolis a outros municípios para fomentar a economia.
“Entendemos que o aeroporto está estagnado há muito tempo em beneficio de poucos. Queremos ampliar esse mercado em potencial. A azul se disponibilizou fazer um estudo para avaliar a possibilidade de ter essa linha. A partir deste estudo o deputado também deverá tentar a destinação de emendas que agilize esse processo. Estamos aguardando ansiosos porque será um avanço para Divinópolis e também para toda a região”.
Viabilização
Enquanto a empresa conclui o estudo, lideranças prometem abrir caminhos para viabilizar os voos. O deputado Domingos Sávio disse que irá se reunir com o subsecretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, Luiz Antônio Athayde Vasconcelos para acertar detalhes. Segundo o parlamentar o governo de Minas tem um convênio com a companhia.
“A empresa tem benefício fiscal para abastecer em Minas em contrapartida tem que fazer alguns trechos de voos regionais. Na sequência vamos nos reunir com a direção da ANAC para viabilizarmos a liberação da licença do aeroporto para voos comerciais”, explica.
O deputado ainda disse que existe um programa no Ministério da Aviação para modernização e adequação de aeroportos regionais.
“Sendo que já protocolei pedido de recursos para adequar o aeroporto Brigadeiro Cabral de Divinópolis destacando sua importância para nossa região. Estou solicitando audiência com o Ministro da Aviação, Moreira Franco para buscarmos o apoio e agilização da licença”, afirmou.