O Presidente da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais Regional Centro-Oeste (Fiemg), Afonso Gonzaga e do Sindicato da Indústria da Fundição no Estado de Minas Gerais (Sifumg) toma posse, na noite de hoje (20), como Presidente da Associação Brasileira de Fundição (Abifa) e do Sindicato da Indústria da Fundição no Estado de SP (Sifesp). A cerimônia será realizada na sede da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp).
Atualmente, são mais de 1.300 fundições no Brasil, empregando mais de 56 mil trabalhadores. O segmento é responsável por um PIB próximo de 6 bilhões de dólares. De acordo com o Gonzaga, a fundição é uma indústria de transformação de grande representatividade para a economia do país e do mundo, portanto, é necessária a união de forças entre empresários, entidades e toda classe produtiva, para o fortalecimento do setor.
Ainda segundo o empresário, com o mundo cada vez mais globalizado, o que acentua e acirra a concorrência com outros países, a busca pelo avanço tecnológico, aprimoramento da qualidade e a inovação deve ser constante, para manter e conquistar novos mercados e fortalecer a competividade do produto brasileiro.
“Vamos manter posição firme na defesa de interesses do nosso setor, com postura crítica para contribuir na construção de um país com ambiente favorável ao desenvolvimento industrial”, enfatiza.