Entidade atua na construção de um “novo Centro-Oeste” até 2030; Ela participou das negociações para retomada dos voos da Azul e também articula duplicação da BR-494
A Agência Novo Oeste – iniciativa formada por empresas, universidades e poder público com objetivo de repensar e buscar construir um novo Centro-Oeste de Minas até 2030 – faz um balanço positivo das ações desenvolvidas ao longo deste ano e traça metas para o ano que vem.
Ao PORTAL GERAIS, o presidente da entidade, Leonardo Santos Gabriel, afirma que dentre as principais ações desenvolvidas esteve o “Conecta Novo Oeste”, nas cidades de Perdigão, Santo Antônio do Monte e Carmo do Cajuru. Além disso, citou o apoio na criação do Núcleo de Empreendedorismo Juvenil (NEJ) em Divinópolis pelo Sebrae e Prefeitura de Divinópolis.
“Houve ainda o evento ‘Conectando Lideranças e Definindo Estratégias para 2025’, no Hotel Furnas Park, em Formiga, com a presença de prefeitos, vice-prefeitos, vereadores, secretários de desenvolvimento dos municípios do Centro-Oeste de Minas”.
Infraestrutura regional
Destaque para o apoio à retomada dos voos da Azul do aeroporto Regional Brigadeiro Cabral, bem como as articulações junto a autoridades políticas e executivas em Brasília, para a duplicação da BR-494.
Atração de investimentos
Ele destaca ainda o Seminário de Atração de Investimentos em Divinópolis. Além disso, a implantação do Projeto piloto de Atração de Investimentos no município de Divinópolis. Outra atuação importante contou com a visita técnica ao distrito industrial e empresas de Varginha.
Atuação da Agência Novo Oeste no Turismo regional
Dentre as ações de turismo, destaca-se a elaboração de diagnóstico para a integração do turismo regional. Também teve a atuação da Agência Novo Oeste, o apoio e participação da Semana Municipal de Turismo Set 2024 – Divinópolis. Na ocasião houve o lançamento da Rota Turística Caminhos de Padre Libério em parceria do a IGR Trilha dos Bandeirantes.
Agronegócio
Nas ações que envolvem a temática de Agronegócio destaca-se o “Projeto Mais Grãos” em Parceria com a Avivar Alimentos, vencedor de prêmio nacional pelo Sebrae. Léo Gabriel, também cita a elaboração do diagnóstico das atividades do agronegócio da região Centro-Oeste, bem como o apoio e participação na Agroeste 2024.
Também houve a apresentação do projeto Mercado Distrital do Novo Oeste.
Ambiência legal
Na Ambiência Legal destaca-se as ações de elaboração da Cartilha de Ambiência Legal (Manual de Boas práticas para o administrador público). Também houve, conforme o presidente da entidade, a visita técnica em Patos de Minas – Consórcio CISPAR e a Criação do CIMMVI – Consorcio Intermunicipal Multifinalitário dos Municípios do Vale do Itapecerica. Este último irá oferecer o Licenciamento Ambiental até classe 4, para os entes consorciados.
- Acidente entre caminhão e carreta mata homem na MG-050
- Ex-prefeito de Itapecerica, Têko assume presidência da Fundação de Arte e Cultura de Ouro Preto
- Avião pega fogo em Pará de Minas ao fazer pouso forçado
- Carga de cigarros avaliada em R$ 3,2 milhões é apreendida na MG-050 em Formiga
- Via Nascentes abre vaga para Médico do Trabalho em Divinópolis
Inovações
Já na área de inovação, de acordo com Léo Gabriel, a Agência Novo Oeste atuou na realização do “Inova Novo Oeste – Ecossistema da cidade de Divinópolis”. Também houve o Divinópolis Summit e a Semana da Inovação em Divinópolis. Destaca-se ainda a ampliação dos atores do Ecossistema de Inovação de Divinópolis, Formiga e Bom Despacho.
Previsões para 2025
Para o próximo ano, as pincipais ações a serem desenvolvidas previstas no planejamento do Novo Oeste incluem a realização de um Empretec voltado a start-ups. De acordo com Léo Gabriel, também está prevista a realização de um Seminário de Ambiência Legal com os vereadores eleitos. Assim, nivelamento da legislação dos municípios para torná-los mais atrativos a novos investimentos em todas as temáticas de desenvolvimento econômico, fortalecimento do Novo Oeste, com aprovação da Lei de utilidade pública a nível municipal e estadual.
E ainda:
- consolidação do consórcio CIMMVI,
- criação de um selo de parceria,
- criação de um portal com a programação do turismo regional e
- ampliação do projeto “Mais Grãos” e do mercado do agronegócio regional.