Skip to main content

Agentes de saúde: Sintram também pede impugnação de edital e acionará justiça

Por 06/09/2023Política
sintram vai pedir impugnação do edital de processo seletivo dos agentes de saúde
PUBLICIDADE

Sindicato apontou quatro irregularidades no edital do processo seletivo para contratação de agentes de saúde pela prefeitura de Divinópolis.

O Sindicato dos Trabalhadores Municipais de Divinópolis (Sintram) também acionará três frentes para a suspensão do edital do Processo Seletivo de Agentes Comunitários de Saúde (ACS).

Assim como o sindicato, uma comissão de agentes efetivos, o Conselho Municipal de Saúde e o Conselho Administrativo do Diviprev também irão entrar com o pedido de impugnação. Além disso, acionarão o Tribunal de Contas.

Contudo, segundo o site do Sintram, após minuciosa análise do edital, o presidente Marco Aurélio Gomes, detectou quatro itens que descumprem a legislação. São eles:

PUBLICIDADE
  • O edital define o salário inicial em R$ 2.640,00, porém na tabela do Grau Hierárquico (GH) da Prefeitura de Divinópolis, o salário da categoria é de pouco mais de R$ 1,7 mil;
  • Além disso, o edital não assegura o adicional de insalubridade, conforme garante a Emenda Constitucional 120;
  • O Supremo Tribunal Federal (STF) já formou maioria para o vencimento dos agentes em dois salários mínimos. No entanto, não é cumprido pela Prefeitura, que para se chegar ao piso nacional, utiliza-se do complemento salarial; e
  • O referenciamento da região está em desacordo com as normas do Ministério da Saúde.

Medidas

Com isso, para que essas irregularidades sejam sanadas, o Sintram entra com um pedido de impugnação do edital. Além disso, o Sindicato já apresentou uma denúncia junto ao Tribunal de Constas do Estado (TCE-MG). Portanto, aponta as irregularidades e solicita a suspensão do edital.

Ademais, também há um mandado de segurança na justiça, com pedido de liminar, para suspensão do edital.

PUBLICIDADE
Portal Gerais

O Portal é líder em conteúdo online na região Centro-Oeste de Minas Gerais desde outubro de 2013. Com 9 anos de experiência, focamos nos 54 municípios da macrorregião. Somos o primeiro jornal totalmente online, independente de grupos de comunicação de Divinópolis.