Quarenta agentes de segurança de unidades prisionais da 7° Região Integrada de Segurança Pública (Risp), com sede em Divinópolis, vão participar, na próxima semana, de um treinamento para preencher o Registro de Eventos de Defesa Social (Reds) – antigo boletim de ocorrência. A capacitação acontecerá entre os dias 06 e 08 de fevereiro na unidade do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) da cidade. O Senac disponibilizará um laboratório de informática com 40 computadores com acesso à internet.
A atividade será ministrada por dois agentes de segurança que participaram do treinamento no final de janeiro em Ribeirão das Neves. Emerson Carvalho dos Santos, do Presídio Floramar, de Divinópolis, e Ângelo Carlos Vieira, do Complexo Penitenciário Doutor Pio Canedo, de Pará de Minas, fizeram as aulas com instrutores da Secretaria de Estado de Administração Prisional (Seap), Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp), Polícia Militar, Polícia Civil e Corpo de Bombeiros.
Eles vão passar seus conhecimentos para os colegas das unidades em que trabalham e para as outras da região. Estarão presentes na capacitação agentes do Presídio de Formiga, Presídio de Arcos, Presídio de Pompéu, Presídio de Luz, Presídio de Nova Serrana, Presídio de Bambuí, Presídio de Pitangui, Presídio de Bom Despacho, Presídio de Itaúna, Presídio de Lagoa da Prata e Presídio de Abaeté.
A diretora-geral do Presídio de Floramar, Elisabete Pinheiro Fernandes, destaca os benefícios que a capacitação vai trazer para o trabalho dos agentes.
“A aplicação do projeto do REDS demonstra maior responsabilidade e profissionalismo ao Sistema Prisional, uma vez que os próprios servidores irão realizar os registros de ocorrências no interior das unidades prisionais, sem a necessidade de sobrecarregar a Polícia Militar. Isso agrega valor à classe dos servidores da Seap bem como um maior comprometimento nas ações e demandas diárias”.
Eles poderão preencher registros de ameaça, lesão corporal, dano, porte ilegal de arma branca, posse ou porte ilegal de arma de fogo de uso restrito, porte ilegal de arma de fogo de uso permitido, uso e consumo de drogas, ingresso ilegal de rádio ou aparelho telefônico, tráfico de drogas e desacato.