A Casa Dia em Divinópolis é uma das cadastradas para receber os usuários (Foto: Reprodução casadiadivinopolis.org.br)

A Casa Dia em Divinópolis é uma das cadastradas para receber os usuários (Foto: Reprodução casadiadivinopolis.org.br)

Lançado em dezembro do ano passado, o programa “Aliança pela Vida”, parceria entre a Prefeitura de Divinópolis, Governo de Minas e entidades da sociedade civil para fortalecer a luta contra as drogas, já encaminhou mais de 60 pessoas para comunidades terapêuticas especializadas em tratamentos de dependentes de álcool e drogas. O programa tem o objetivo de fortalecer as estratégias de promoção de saúde e prevenção ao uso e abuso de álcool, crack e outras drogas e prestar assistência a esses usuários.

 

Após ser encaminhado para a casa de tratamento, o paciente fica internado por seis meses. Após esse período de tratamento, ele volta para casa, mas continua sendo acompanhado pelo programa no processo de pós-tratamento durante um ano.

 

“Após o final do acompanhamento, o paciente deve continuar tendo um vínculo com a comunidade terapêutica, participando de atividades e realizando visitas”, explica a psicóloga e referência técnica Luciana Capanema de Sousa Lara.

 

Até hoje, o programa conta com 133 cadastros. Antes de o usuário ser encaminhado para a casa de tratamento, ele passa por exames laboratoriais, além de avaliações clínicas, psiquiátricas e odontológicas.

 

“Destes cadastros que já foram realizados comigo, os que ainda não foram encaminhados para as casas de tratamento, é pelo fato do usuário ainda não ter entregado os exames ou ainda não ter passado pelas avaliações”, acrescenta a psicóloga responsável pelo programa.

 

Os pacientes são encaminhados para as casas de acolhimento de diversos municípios de Minas Gerais, credenciadas no programa: Casa Dia, em Divinópolis; Desafio Jovem, em Cláudio; Adequar, em Betim; Arca de Noé, em Betim; Beija Flor, em Oliveira; Recanto São Jose, em Carmo do Rio Claro; Doce Lar de Maria, em Campo Belo; e Casa de Maria, em Piumhi.

 

“O programa encaminha as pessoas para as unidades credenciadas em todo o estado, mas sempre busco manter a pessoa próxima, pois a família se preocupa e esse acompanhamento por parte da família é importante para evolução do paciente. Então, nós não encaminhamos as pessoas para locais distantes, para não dificultar as visitas”, conta.

 

Atendimento

 

No momento, 28 pacientes estão internados nas diversas casas cadastradas. A profissional explica que o índice de evasão é variável, pois para alguns pacientes são necessárias diversas internações em casas diferentes, até que ocorra a adaptação. Podem receber o benefício qualquer usuário, homem ou mulher, acima de 18 anos, morador do município de Divinópolis, que queira o tratamento para a dependência de drogas de forma voluntária.

 

O Serviço funciona de Segunda a Sexta, de 7h as 11h, na sede do Sersam Divinópolis, localizado na avenida Governador Magalhães Pinto, n°1215, Niterói.