ALMG convoca secretário de Cultura para explicar atraso nos editais da Lei Aldir Blanc
ALMG convoca secretário de Cultura para explicar atraso nos editais da Lei Aldir Blanc

Recursos da PNAB precisam ser executados até o fim do ano, mas cronograma segue indefinido

A Comissão de Cultura da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) convocou o secretário de Estado de Cultura e Turismo, Leônidas José de Oliveira, para prestar esclarecimentos sobre os atrasos na abertura dos editais da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB). A deputada Lohanna (PV), vice-presidente da Comissão fez o anúncio nesta sexta-feira (22). Lohanna assinou o requerimento de convocação junto ao deputado professor Cleiton (PV), presidente do colegiado. A votação do requerimento está marcada para a próxima quarta-feira (27).

A PNAB exige que os recursos sejam totalmente executados até 31 de dezembro deste ano. No entanto, os atrasos acumulados comprometem as etapas fáceis para o cumprimento do prazo. Como exemplo a publicação de editais, avaliação de projetos e repasse dos valores aprovados.

A convocação do secretário tem como objetivo obter esclarecimentos sobre os motivos do atraso e um cronograma atualizado para a publicação dos editais. “A gente tentou de forma pacífica conduzir todo esse processo, recebemos uma proposta de data que não foi cumprida pela Secult , agora com o frigir dos ovos e a data já tão adiantada, sabendo que vai ser muito difícil executar e pagar os recursos até o fim do ano, vamos convocar”, afirmou a deputada.

De acordo com a deputada, também foi protocolado pelo seu mandato um ofício para o Ministério da Cultura solicitando a prorrogação do prazo. “Está longe de ser o que a gente deseja, mas é o possível, considerando tamanha letargia, seja por dificuldade com relação ao número de servidores da Secult, seja por má vontade em relação a política do governo Zema de desrespeito completo à cultura e ao seu fomento”.