Alunos da Escola Estadual Engenheiro Pedro Magalhães, localizada no bairro Esplanada, em Divinópolis, participaram nos dias 6 e 7 de outubro de oficinas de criação audiovisual. Cerca de 40 adolescentes do 2º ano do ensino médio tiveram a oportunidade de participar de oficinas de áudio e vídeo, produzindo spots, animações e um minidocumentário. Os jovens também foram sensibilizados sobre as temáticas de segurança nas vias férreas e a relação entre a cidade e a ferrovia.

As ações fazem parte da primeira edição do projeto Conexão Comunidade, promovido pela VLI, empresa que administra a Ferrovia Centro-Atlântica que passa pela cidade, em parceria com a Associação Imagem Comunitária (AIC).

Por meio de uma plataforma de educação à distância da AIC, os alunos poderão acompanhar o processo de edição do material que produziram, bem como darem sugestões no processo de pós-produção. Esse material será mostrado em um evento de culminância do projeto, que acontecerá no final do ano, na escola, com a participação de representantes da VLI e da comunidade escolar.

Para o analista de Relações Institucionais da VLI, André Elesbão, “a receptividade dos alunos foi muito boa e, logo no primeiro dia, eles se envolveram bastante com as atividades e perceberam a importância da interação através do audiovisual. Também ficaram muito animados com a possibilidade de desenvolver trabalhos futuros e de isso se tornar até mesmo uma profissão”, conta.