Nesta sexta-feira (25) alunos da Escola Estadual Engenheiro Pedro Magalhães em Divinópolis, apresentarão trabalhos audiovisuais produzidos por eles mesmos. Os alunos do 2º ano do ensino médio puderam trabalhar com diferentes métodos de filmagem, e trabalharam o tema segurança na ferrovia.

O projeto foi desenvolvido com o objetivo de despertar nos alunos o interesse pelas ferramentas audiovisuais, por meio de tecnologias, e ao mesmo tempo sensibilizá-los sobre a importância da convivência segura com a ferrovia. Todas as peças produzidas têm como tema central a segurança nos trilhos e promovem uma reflexão sobre a relação da cidade e a linha férrea.

No final de setembro, os alunos tiveram a oportunidade de participar de oficinas onde aprenderam a fazer o uso das câmeras, como realizar entrevistas e gravar áudios. Todo processo de edição do material foi realizado por meio de uma plataforma de educação à distância, pela qual os alunos puderam acompanhar o andamento e dar sugestões à equipe da AIC. Foram produzidos um minidocumentário, animações e spots para rádio.

“É importante sensibilizar os alunos para essa questão da segurança na ferrovia, em não passar na frente do trem e nem pular com ele em movimento. Acima de tudo, é importante que eles absorvam o conhecimento que adquiriam com o uso das câmeras e que seja um aprendizado para a vida toda”, afirma André Elesbão, analista de Relações Institucionais da VLI.

A apresentação acontece nessa sexta-feira (25), por volta das 20h30 na Escola Estadual Pedro Magalhães e será aberta ao público.