Portal Centro-Oeste

Após assembleia geral do Movimento Estudantil, foi deliberado por maioria dos votos, que a Diretoria da Universidade do Estado de Minas Gerais (Uemg) Unidade Divinópolis ficará ocupada por tempo indeterminado. A decisão foi tomada na noite desta quinta-feira (23). 

Tal decisão, segundo o presidente do Diretório Acadêmico, Samuel Santiago, “justifica-se pelo sucateamento vivenciado na universidade, por até o presente momento não ter acontecido o concurso público para o provimento das vagas do corpo docente, e por acreditarmos que o processo seletivo simplificado (PSS) não é benéfico à manutenção e construção da universidade que queremos”.

Os estudantes entendem que o PSS para o provimento de todas as vagas fere o decreto de absorção das Fundações, pois ele garante a estabilidade do corpo docente até que o concurso público aconteça.

“Ao ferir o decreto não garantindo a estabilidade docente em que medida temos garantias que outros aspectos do decreto serão mantidos? Em que medida a estadualização das Fundações como um todo não se fragiliza? Queremos uma Universidade pública e não apenas gratuita. Universidade pública abrange ensino, pesquisa e extensão, e para isso é fundamental uma infraestrutura que contemple seus aspectos físicos, técnicos, docentes e discentes”, indaga e afirma.

O Movimento Estudantil afirmou que manterá a ocupação até que seja ouvido.

“A história de luta do Movimento Estudantil nos inspira a buscarmos transformações e a encontrarmos caminhos de diálogo com os que nos oprimem”, finalizou.

A ocupação é apenas do setor administrativo. As aulas ocorrem normalmente.

Repetição

Está não é a primeira vez que a Uemg é ocupada. No final ano passado movimento semelhante foi liderado por estudantes e apoiado por professores. Na época, o governo garantiu a realização do concurso público, porém não o efetivou.

Também em 2016, porém no início do ano,  houve manifestações e também a promessa do processo seletivo. O governador, Fernando Pimentel (PT) autorizou a recontratação dos professores e prometeu o concurso.