O combate à dengue será tema de discussão dentro e fora da sala de aula em Divinópolis. Esta é a mais nova estratégia de ação que começa a ser desencadeada pela Diretoria de Vigilância em Saúde, da Secretaria Municipal da Saúde (Semusa), em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (Semed). Uma reunião realizada hoje, entre representantes destas duas secretarias, deu o primeiro passo para colocar em prática o projeto Agente Mirim.
O piloto deste projeto irá envolver 48 alunos, do 4º ao 9º ano do ensino fundamental, da Escola Municipal Dona Maria Rosa, localizada no bairro Realengo.
“A ideia é capacitar este grupo de alunos para que eles auxiliem tanto na orientação, quanto na identificação de focos do mosquito da dengue”, explica a diretora de vigilância em saúde.
Estes alunos seriam multiplicadores do combate à dengue. A intenção da Diretoria de Vigilância em Saúde é que os alunos capacitados pela Vigilância Ambiental disseminem o que foi repassado para os demais colegas. Ao final todos irão contribuir na conscientização.
A Diretoria de Vigilância em Saúde, juntamente com a direção da Escola Municipal Dona Maria Rosa e técnicos da Secretaria de Educação voltarão a se reunir nos próximos dias para definir a data de lançamento deste projeto Agente Mirim.
Boletim
O boletim divulgado na tarde de hoje revela que subiu para 88 o número de casos confirmados da dengue em Divinópolis. O número de casos suspeitos chega a 297. O Centro é o local com o maior número de notificações, 36 casos suspeitos com 19 confirmados até o momento.