Alunos da Universidade Estadual de Minas Gerais (Uemg) – unidade Divinópolis – estão temendo atraso no início do ano letivo. Com aulas previstas para começarem em março, ainda não houve a contratação de nenhum professor. Os contratos terminaram em dezembro passado e a expectativa era de que a renovação fosse automática.
Com a estadualização da Uemg em 2014, o governo se comprometeu em manter o quadro de profissionais durante dois anos, ou seja, as demissões deveriam ocorrer apenas no final deste ano. Ao longo deste período seria realizado concurso público o que ainda também não ocorreu. Sem professores, o Diretório Acadêmico (D.A.) da instituição teme um “apagão”.
Segundo o Diretório, todas as contratações estão sendo “barradas pela Secretaria de Estado de Casa Civil e Relações Institucionais do Estado de Minas Gerais”.
“Conversei com algumas fontes tanto na Universidade, quanto no Governo, que me confirmaram que esse cenário pode atrasar o início do ano letivo, uma vez que, o colocado até o presente momento, é iniciar as recontratações dos antigos professores e professoras, somente em março. Lembrando que a Universidade terá que fazer a seleção de reposições”, afirmou, Marlon Ferreira, responsável pelo D.A.
A medida, segundo a nota, seria para gerar economia durante quase três meses, além de questões legais.
“O quadro de não recontratação automática, como entediámos que seria, afeta ainda, os coordenadores de cursos e de setores da instituição. Ou seja, confirmando esse cenário, se preparem para um possível “apagão” durante a rematrícula e no mês de março”, alerta.
Instituição
De acordo com a Assessoria de Comunicação da Uemg, unidade Divinópolis, a diretora acadêmica, Ana Cristina Fernandes está em Belo Horizonte, nesta segunda-feira (11) participando de uma reunião. A instituição se pronunciará sobre o assunto apenas amanhã (12) quando deverá ter novas informações.
Já Assessoria geral da Uemg disse que o decreto deverá ser publicado nos próximos dias. Afirmou que o Estado irá cumprir o compromisso firmado com a categoria até o final do ano. Ainda segundo a assessoria, não há previsão para a realização do concurso público.
Edital
A Uemg publicou os editais que orientarão os processos seletivos simplificados de designação temporária de professores para 2016. Para as unidades de Divinópolis são 51 vagas, sendo 43 para Divinópolis, duas para Abaeté e seis para Cláudio. O número não é suficiente para preencher as vagas que chegam a quase 200. O quadro deverá ser preenchido com as renovações de contratos.