Amanda Quintiliano

 

Gigante

O médico defende adiamento até controle do surto da dengue (Foto: Sintram/Divulgação)

A Assessoria de Comunicação da Prefeitura confirmou, nesta quarta-feira (26), que será mantido o ambulatório montado em caráter especial e temporário, para atender pacientes com sintomas da dengue. O médico da Unidade de Pronto Atendimento (UPA-Central), Alberto Gigante encaminhou ofício ao secretário municipal de Saúde, David Maia pedindo o adiamento da transferência da unidade para a UPA-Sudeste até passar o surto da doença.

 

No ofício Gigante faz várias indagações ao secretário, por exemplo, se “é conveniente, em meio a uma epidemia de dengue, adotar as medidas propostas”. O médico ainda destacou questões como acesso até a nova UPA, no bairro Nações e questionou se as cinco unidades especiais já estão preparadas para dar retaguarda para a UPA-Sudoeste.

 

“Assim, peço-lhe rever a data programada para a transferência dos atendimentos de urgência/emergência para o bairro Ponte Funda. Penso que seria prudente aguardar o término desta epidemia de dengue para então efetuar a mudança já definida pelo executivo municipal. Não devemos expor a população a mais um risco”, consta no ofício.

 

Ambulatório

 

Ao PORTAL, David Maria reforçou a informação repassada pela Assessoria de Comunicação e disse que o ambulatório que funciona atualmente junto com a policlínica, na Getúlio Vargas, não será desativado. Afirmou ainda que a UPA-Sudeste será mais um reforço para dar assistência a quem precisar de atendimento.

 

“O Brasil inteiro vive o problema da dengue todos os anos. A resposta que temos dado na assistência é o ambulatório avançado que funciona junto com a policlínica, temos um profissional médico, enfermeiros e macas para hidratação […] Entendemos que a abertura da UPA reforça esse atendimento e o ambulatório continuará funcionando normalmente”, disse.

 

O ambulatório, além de atender pacientes da região central é referência para as unidades de saúde, São José, Ipiranga, Bom Pastor, CSU e Niterói para este assunto. Ele funciona de 14h às 22h, na Avenida Getúlio Vargas, 550.

 

A previsão é que a partir do próximo sábado os atendimentos da UPA-Central passem a ser na UPA-Sudeste.