1902951_596939483716320_1362670707_n

A manifestação foi na Rua Goiás com Sete de Setembro (Foto: Reprodução Facebook)

Dezenas de alunos da Escola Estadual Dona Antônio Valadares, em Divinópolis, fecharam o cruzamento das ruas Goiás e Sete de Setembro, na noite desta terça-feira (11). O motivo foi a alteração do horário das aulas. Antes cada aula tinha 50 minutos, agora será de 60 minutos. A diferença irá estender o tempo dentro da escola até às 23h20, quando já não há mais ônibus para voltarem para a casa. As linhas funcionam até às 23h.

 

Os estudantes pedem a revisão do horário para não prejudicar o transporte e nem levar a evasão. O movimento já conta com o apoio da União dos Estudantes de Divinópolis (UED). Por meio de nota, a entidade manifestou solidariedade e considerou a mudança inviável.

 

“Tal medida impossibilita que os alunos utilizem esse meio para regressarem a suas residências. Além disso, nesse horário, os alunos serão expostos a inseguranças durante a volta para suas casas. Por isso, muitos alunos ficarão impossibilitados de continuar os estudos e acabarão abandonando a escola”, consta na nota.

 

O presidente da UED, João Paulo Barros irá se reunir com o presidente do Grêmio Estudantil da escola, Igor Tavares para discutirem sobre o assunto. A entidade também se colocou disponível a buscar um acordo com a Superintendência Regional de Ensino (SRE) para resolução da questão.

 

Crítica

 

Em sua página pessoal do Facebook o presidente da UED criticou o acréscimo das aulas.

 

“Quando o estado vai entender que não se faz uma educação com aumento de carga horária? Educação se faz com estrutura, diálogo, valorização de professores, alunos com senso crítico, investimento, cultura, uma sistematização do ensino e outras demandas necessárias e urgentes”, postou.

 

A reportagem do PORTAL não conseguiu ninguém da escola para comentar o assunto. Amanhã (12), a equipe irá buscar mais informações junto à superintendência. Devido ao horário, já não havia mais ninguém na superintendência e nem na assessoria da Secretaria de Estado de Educação.