Arcos foi um dos municípios atingidos (Foto: Divulgação)

Arcos foi um dos municípios atingidos (Foto: Divulgação)

Pelo menos seis cidades da região Centro-Oeste foram atingidas pelo apagão na tarde desta terça-feira (04). De acordo com a Cemig, o sistema foi afetado por um distúrbio que teve origem no Sistema de Interligado Nacional, provocando perda da carga e interrupção de energia elétrica em Arcos, Santo Antonio do Monte, Passos, São João Batista do Gloria, Fortaleza de Minas, Alpinópolis.

 

Foram 56 minutos de apagão que atingiu, segundo a Cemig, cerca de 230 mil de um total de 7,5 milhões de consumidores. O desligamento ocorreu e o restabelecimento se iniciou a partir da determinação do ONS, às 14h48 e, às 14h58, todos os clientes afetados já tinha sido restabelecidos.

 

Em Minas Gerais, também foram parcialmente atingidos os seguintes municípios: Região Metropolitana de Belo Horizonte: região Venda Nova, Ribeirão das Neves, Sete Lagoas , Baldim e Santana do Riacho.

 

Leste de Minas: Poté, Ladainha, Malacacheta, Franciscópolis, Novo Cruzeiro, Setubinha, Ladainha, Chapada do Norte, Jenipapo de Minas, Caraí.

 

Sul de Minas: Bom Sucesso, Ibituruna, Itutinga, Santo Antonio do Amparo, São Tiago, Nazareno, Ijaci, Oliveira, Santana do Jacaré, Lavras, Baempeti, Caxambu, Conceição do Rio Verde, Soledade de Minas, São Tomé das Letras, Juruaia, Muzambinho, Bom Jesus da Penha, Nova Resende, Monte Belo, Cabo Verde, São Pedro da União, Guaxupé, Guaranésia.

 

Triangulo Mineiro: Tapira, Araxá, Pratinha, Uberlândia, Carmo do Paranaíba, Serra do Salitre, Rio Paranaíba, Patos de Minas, Arapuá, Lagoa Formosa, Tiros, Matutina, Cruzeiro da Fortaleza, Guimarânia, Presidente Olegário, Lagamar, Coromandel, Uberaba.

 

Por meio de nota, a Cemig esclarece que, desde o início da ocorrência, técnicos e engenheiros trabalharam para restabelecer o fornecimento de energia no menor prazo possível, evitando maiores transtornos para os seus consumidores.

 

De acordo com ONS, órgão responsável pela coordenação e controle da operação das usinas e do sistema de transmissão do País, no Sistema Interligado Nacional, as causas que originaram o desligamento estão sendo apuradas.