Tendo em vista que das 125 motos cadastradas no município, apenas 17 veículos estão devidamente regularizados e aptos a prestarem o serviço em Divinópolis, tiveram início as fiscalizações do serviço de mototaxistas e motofretistas. As ações estão sendo promovidas pela Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (Settrans), em conjunto com o 23º Batalhão da Polícia Militar.

 

Até o momento 53 motos foram fiscalizadas. Quatro veículos foram autuados. Sendo duas delas por conduzir motocicleta efetuando transporte remunerado em desacordo com as normas de mototaxistas e duas infrações por conduzir veículo sem portar autorização.

 

De acordo com o gerente de Operação e Fiscalização de Trânsito, Edvaldo Eustáquio Pereira, as fiscalizações serão constantes e ocorrerão em dias, horários e locais distintos e alternados. “Quem não se adaptar às novas exigências estará sujeito à multa de natureza grave (R$127,69 e 5 pontos na carteira), além da retenção do veículo para regularização”, ressalta.

 

Por cerca de um ano a Settrans vem trabalhando no cadastro e orientação junto ao segmento, atuando na legalização e organização desses trabalhadores. Atualmente, estão cadastrados doze associações, duas empresas agenciadoras, uma cooperativa e duas empresas que tem o motofrete como atividade complementar. Ao todo 125 profissionais prestam esse tipo de serviço, dentre eles transporte de passageiros e ou cargas.