De acordo com morador, está tendo, no momento, um maior zelo em relação ao terreno, localizado no bairro São Lucas
Marcelo Lopes
Quase dois meses após o PORTAL mostrar o descaso e aproximadamente quinze dias após noticiar até flagrantes de irregularidades relacionadas ao bota-fora, localizado no bairro São Lucas, houve uma melhora significativa na localidade onde funciona o aterro, em Divinópolis.
De acordo com Amilton Augusto, morador do local, a situação atual se encontra muito diferente da que foi mostrada nas reportagens anteriores. Segundo ele, está tendo, no momento, um maior zelo em relação ao terreno.
“Os caminhões de empresas pararam de vir aqui e o proprietário está demonstrando mais cuidado com o terreno. Mandou limpar e prometeu mandar cercar em breve”, disse.
Houve uma significativa melhora no bota-fora localizado no bairro São Lucas – Fotos: Amilton Augusto
Sobre as condições da localidade, Amilton relatou que a região está bem mais limpa, porém algumas pessoas ainda fazem o descarte de lixo por ali, mas em um número bem menor. O morador acredita que se estes cuidados positivos se manterem, o aterro será mais organizado, ressaltando que a limpeza foi realizada pelo proprietário do terreno.
Em relação ao processo de cercagem, o morador acredita que será para deixar claro que o local é uma propriedade particular, além de alertar os habitantes da região a não realizarem o descarte de lixo e entulhos.
Prefeitura e bota-foras
Segundo a Prefeitura, o bota-fora do bairro São Lucas não é autorizado pelo município e após o flagrante de um caminhão que presta serviços à administração ser divulgado despejando entulhos no local, a assessoria de imprensa, na oportunidade, comunicou que o Executivo iria investigar os motivos para o descarte ter sido realizado.
Em nota, havia afirmado também, que a Secretaria Municipal de Meio Ambiente estuda, juntamente com a Promotoria de Meio Ambiente, uma ação conjunta para regularizar estes serviços no município de Divinópolis, anunciando que em acordo com o Conselho Municipal de Conserva e Defesa do Meio Ambiente (Codema), todas as situações de bota-fora estão desautorizadas até que regras fossem criadas na ação conjunta.
A Prefeitura ainda disse que para atender as demandas do município, existe um local para descarte de entulho, considerado pelo órgão ambiental, menos impactante, localizado no bairro Realengo. Com relação ao caminhão, a Prefeitura investiga o motivo para o descarte.
O PORTAL procurou o governo municipal para buscar informações mais atuais relacionadas à situação dos bota-foras, mas até o fechamento desta reportagem, não houve um comunicado oficial.