Principais ruas do local foram asfaltadas, mas tiveram pouca durabilidade; Prefeitura diz que moradores podem pedir nova manutenção

Marcelo Lopes

A ausência de asfaltamento e a presença de um bota fora está causando incômodo nos moradores do bairro São Geraldo, em Divinópolis. Antônio Lemos, morador do local, procurou o PORTAL para denunciar o abandono da região.

Em 2017, Lemos, junto com outros moradores, protocolou pedido de pavimentação das ruas Marechal Hermes, Inácio Loiola e São Francisco, as principais vias de entrada para o bairro. Mas, segundo ele, a situação que era para ser a solução não teve o desfecho esperado.

“Conseguimos um paliativo, que foi um asfalto jogado para tentar ajudar na entrada. Esse asfalto ajudou demais, só que vimos que fomos enganados, pois este asfalto não foi pelos pedidos dos moradores, mas sim para liberar um bota fora. Não durou um mês este resto de asfalto”, ressalta.

Uma reunião foi realizada com o vereador Cleitinho Azevedo (PPS) e também com o secretário de governo da época, Ricardo Moreira. Com o encontro veio a promessa de solução.

“Enrolou a gente na conversa, disse que iriam no local na semana seguinte, até que se passaram quase seis meses”, conta.

Antônio relatou que após a abertura do bota fora irregular, a situação ficou ainda pior. Em período de chuva, as principais vias do São Geraldo ficam prejudicadas.

“É caminhão de entulho subindo e descendo. Sábado é o dia inteiro. Tem buracos, em tempo de chuva. Eu ainda tenho carro, mas tem muitos moradores que descem com crianças de colo, sujando o pé, escorregando, caindo. E agora cadê a promessa? É sujeira, usuários de drogas por causa desse bota fora. Só incômodo e promessa”, desabafou.

Secretaria de Governo

Em março, Ricardo Moreira, foi exonerado do cargo alegando problemas de saúde. No mesmo mês, Roberto Chaves foi nomeado para a secretaria. Desde a mudança, os moradores não tiveram contato com o novo secretário.

“E aí? A promessa vai acabar, o bairro não vai ser arrumado? Vamos ficar no prejuízo e mais abandonados ainda?”, indagou Lemos.

O que diz a Prefeitura

Confira, na íntegra, o posicionamento da Prefeitura de Divinópolis, enviado pela assessoria de comunicação, sobre o assunto.

“No bairro São Geraldo foi utilizado para manutenção das ruas o material fresado com componentes de asfalto. O trabalho foi realizado no ano passado pela Secretaria Municipal de Serviços Urbanos para melhorar o acesso ao bairro. O material não é asfalto e é um serviço paliativo.

Os moradores do bairro podem solicitar uma nova manutenção por três canais oficiais disponíveis. Pela internet é através do www.divinopolis.mg.gov.br. É necessário acessar o link ‘Cidadão’. Outro canal é comparecer ao prédio da Prefeitura na rua Pernambuco n° 60 – Centro, no térreo e fazer a reclamação pessoalmente de 12h às 18h. Além desses dois canais, o representante da associação de moradores do bairro pode procurar a Diretoria de Relações Institucionais e Comunitárias no Centro Administrativo, Avenida Paraná, 2.777, Belvedere.”