Igreja da Catedral Divinópolis MG
Confira os horários das celebrações em Divinópolis (Foto: Divulgação/Diocese)

 

Vereadores aprovaram por unanimidade a criação de Conselho e Fundo Municipal de Turismo para o desenvolvimento do setor na cidade

Marcelo Lopes

O projeto de lei 001/2018, estabelecendo a criação do Conselho Municipal de Turismo (COMTUR) e do Fundo Municipal de Turismo (FUMTUR), foi aprovado por unanimidade durante reunião ordinária realizada, nesta terça-feira (17), em Divinópolis. A proposta, que possui a autoria do prefeito Galileu Machado (MDB), tem a finalidade de fomentar, orientar e promover o desenvolvimento do setor na cidade.

Após a aprovação e o sancionamento, o conselho será constituído por quatro membros do Poder Executivo, um membro do Poder Legislativo e cinco membros da Sociedade Civil organizada que tenham interesse em participar. Dentre os relacionados, além da Câmara Municipal, estão as secretarias de Cultura, Educação, Meio Ambiente e Políticas Públicas, sindicatos Rural e dos Empregados em Turismo e Hospitalidade (SIETHD) e associações Comercial e Industrial de Divinópolis (ACID) e Brasileira de Bares e Restaurantes (ABRASEL). Como estrutura, o COMTUR terá Diretoria Executiva e Comissão Fiscal.

Os membros serão definidos em reuniões e nomeados pelo prefeito, através de decreto.

“Com isso, podemos fomentar realmente a economia de nossa cidade. Voltar novamente Divinópolis para o setor de confecções como o primeiro de Minas e quiçá o mais responsável pela moda a nível Brasil”, defendeu a vereadora, Janete Aparecida (PSD).

A parlamentar ainda citou outros pontos que podem reforçar o turismo.

“Temos belezas naturais aqui que podem ser visitadas, além de nossos diversos espaços que são tombados, igrejas belíssimas, como a própria Catedral com as pinturas no teto, o Santuário, o Gravatá, que é um teatro maravilhoso, temos o museu histórico, que precisa de reformas para poder estar sendo aberto novamente para visitação e este conselho é mais um para nos ajudar a fiscalizar e cobrar”.

FUMTUR

O Fundo Municipal de Turismo será constituído de recursos como renda de ingressos de ações provenientes de gestores, cessões de espaços públicos para realização de eventos de turismo ou negócios, dotações de orçamentos municipais e contribuições para realização de atividades públicas ou privadas desta natureza e deverão ser utilizadas para programas e projetos exclusivamente voltados ao setor, desenvolvidos pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento e o COMTUR.

“Além de conseguir fomentar o turismo, também podemos participar com projetos para Divinópolis ser agraciada. Então temos onde buscar recursos, agora é estudar as formas de fazê-lo corretamente, aproveitando o conselho’’, completou Janete.