Galileu afirmou, em entrevista, que consultou a segunda colocada na licitação e que a mesma poderia iniciar o serviço nesta quarta-feira (02); Prefeitura ainda não confirmou a mudança oficialmente

A Arbor, empresa responsável sobre a coleta de lixo, em Divinópolis, se posicionou sobre a fala do prefeito Galileu Teixeira Machado (MDB), durante uma entrevista coletiva realizada nesta segunda-feira (31).

Na ocasião, Galileu citou sobre a possibilidade de uma nova empresa assumir a coleta de lixo na cidade, a partir desta quarta-feira (02).

“Todos sabem que houve um problema com a Arbor, então consultamos a segunda colocada, que é por lei e nesta quarta-feira, nós teremos a decisão e passaremos para vocês (imprensa), sobre como ficou a posição do lixo, para que caso for a segunda colocada, logo em seguida, ela irá dar início aos trabalhos de coleta do lixo público da nossa cidade”, disse o prefeito.

Para a imprensa, a empresa divulgou uma nota a respeito da informação e esclareceu algumas medidas que vem feito desde o último dia 20 de dezembro, quando reafirmou um acordo com o Município, para restabelecer o serviço de coleta de lixo. É importante ressaltar que a Arbor possui contrato com a Prefeitura até o mês de março deste ano.

Confira a nota completa logo abaixo

“O Grupo Arbor, diante da informação da prefeitura de que irá fazer a troca da empresa de coleta de resíduos em Divinópolis, se viu na necessidade de esclarecer alguns pontos à imprensa e à população.

Primeiramente, é importante reforçar que a empresa não tem medido esforços para regularizar os trabalhos de coleta na cidade. Os serviços têm sido feitos com todo empenho, profissionalismo e transparência e todos os planejamentos e estratégias foram feitos em conjunto com a Secretaria da prefeitura.

Em segundo lugar, reforçamos que todos os pontos que foram acordados na reunião, do dia 20 de dezembro, no Centro Administrativo, estão sendo seguidos pela empresa.

Fizemos um mutirão no domingo, dia 23, quando foram coletadas 90 toneladas de lixo. No último domingo, 30, também foi feita outra força tarefa para regularizar a situação em bairros da cidade em que a situação demandava mais atenção.

Estamos pagando hora-extra dobrada aos profissionais quando são escalados para os mutirões e para os trabalhos durante a madrugada.

A empresa colocou, também, mais duas equipes para executar os serviços, passando, então, de sete para oito caminhões, durante o dia e de seis para sete, à noite. Fizemos vários investimentos em insumos para a otimização dos veículos e outros materiais utilizados no serviço. Além disso, as condições internas de limpeza e organização da garagem foram melhoradas.

A situação está muito próxima de entrar na normalidade. Registramos que nesses últimos 10 dias foram coletadas cerca de 430 toneladas à mais de lixo do que normalmente, evidenciando, com isso, que os serviços estão sendo feitos dentro das regras estabelecidas.

Não podemos deixar de mencionar que está é uma época em que há um consumo maior nas famílias, resultando em mais descarte de lixo e, juntamente com a demanda reprimida por conta da paralisação, houve a necessidade de mais planejamento, estratégia e tempo para fazer a coleta, entretanto, é visível que os trabalhos estão sendo feitos para que a normalidade se instale em Divinópolis.

A empresa assume de forma transparente que algumas áreas da zona rural estão atrasadas e afirma que nesta semana a situação será normalizada. No restante da cidade a coleta já está sendo feita dentro do que já é estabelecido.

Aproveitamos o momento para dizer que esse é um serviço em que a população deve ser parceira colocando o lixo na hora e nos dias certos para coleta, bem como, nos locais próprios para o descarte. Evitando, com isso, que os resíduos se acumulem nas ruas e calçadas.

Divinópolis, 01, de janeiro de 2019″

Prefeitura

O PORTAL CENTRO-OESTE entrou em contato com a Prefeitura de Divinópolis durante a manhã desta quarta-feira e o Município, através da assessoria de imprensa, disse que ainda não há a confirmação de uma nova empresa na coleta de lixo na cidade e que a atual situação, até o momento, permanece a mesma.

A Prefeitura também disse que aguarda um posicionamento oficial de Galileu Machado, durante o dia de hoje, sobre a situação.