Cidade está alerta devido a doença; Nas duas primeiras semanas do ano foram registros 197 casos suspeitos
Arcos esta em situação de alerta devido aos registros de casos de dengue na cidade. Segundo dados do boletim epidemiológico da doença, divulgado nessa semana pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG), entre 09 de dezembro de 2018 e 05 de janeiro de 2019, 356 casos prováveis foram registrados.
Só nas primeiras semanas de janeiro foram 197. Ainda segundo dados da SES, cinco casos são suspeitos de serem hemorrágicos. São investigados três mortes possíveis por dengue ocorridas este ano. A cidade lidera o ranking dos municípios com maior casos suspeitos da doença em Minas Gerais.
Medidas
A SES divulgou que está adotando medidas para auxiliar no controle do vetor Aedes aegypti. Desde o dia 31 de dezembro, estão sendo realizadas, na cidade, aplicações de Ultra Baixo Volume (UBV), seguindo as “Diretrizes Nacionais para Prevenção e Controle da Dengue”. Elas são estabelecidas pelo Ministério da Saúde, tendo o quinto ciclo se encerrado nesta segunda-feira (14).
Ainda de acordo com a SES, ficou acordado que Arcos e a secretaria firmaram um acordo para que, durante os fins de semana, o Samu seja acionado diretamente em casos de pacientes graves, para que os mesmos possam ser estabilizados e evitar óbitos. No dia 07 de fevereiro, a área de Educação Permanente do Samu irá oferecer uma capacitação de Manejo clínico para os profissionais estudantes da Região Ampliada Oeste.
Desde que foi decretada situação de emergência no município, a Prefeitura de Arcos iniciou uma série de medidas para combater os casos, como a realização de mutirões de limpeza, por exemplo. O PORTAL CENTRO-OESTE buscou contato com o Município para mais detalhes destas ações e aguarda retorno.
Outros números
Outra cidade da região que também aparece no levantamento é Martinho Campos, com 67 casos prováveis no mesmo período.
Em 2018, foram confirmados oito óbitos por dengue em Minas Gerais, sendo cinco no Centro-Oeste. Na região, as mortes ocorreram em Araújos, Arcos, Conceição do Pará, Lagoa da Prata e Moema.