arpa recebe drone para fiscaização ambiental em pitangui
Entre do drone à Arpa ocorreu nesta quarta-feira (15/5) (Foto: Divulgação/MPMG)

MPMG destinou recurso para a entidade a partir de convênio firmado em 2022

Com recursos destinados pelo Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Associação Regional de Proteção Ambiental (Arpa) de Divinópolis adquiriu um drone. A Polícia Militar de Meio Ambiente de Pitangui, no Centro-Oeste de Minas, vai utiliza-lo na fiscalização ambiental da região.

O equipamento contribuirá em ações de fiscalização de desmatamentos, intervenções em Áreas de Proteção Permanente, entre outras irregularidades ambientais.

A entrega do drone ocorreu nesta quarta-feira (15/5), pelo presidente da Arpa Divinópolis, José Fernandes de Paula, ao comandante do 4º Grupamento de Meio Ambiente da PM, sargento Gilson Alves de Sousa.

Arpa beneficiada por TAC de reparação

De acordo com a promotora de Justiça de Pitangui Renata Valladão Nogueira Lopes Lins, trata-se de recurso proveniente de Termos de Ajustamento de Conduta e reparações de danos ambientais.

Com a adesão da Promotoria de Justiça, em 2022, ao convênio, os valores são repassados com o objetivo de promover ações de prevenção. Assim como, de combate a condutas degradadoras da bacia do rio São Francisco.

A associação

A Arpa atua na idealização e desenvolvimento de projetos nas áreas técnica, científica, e socioambiental, isoladamente ou em parceria com órgãos ou estabelecimentos educacionais, que visem à realização de atividades de educação ambiental.

Ela também atua em parceria com Ministério Público Estadual e Federal no que se refere à apuração de crimes e infrações ambientais.