Amanda Quintiliano
A Agência Reguladora de Serviços de Abastecimento de Água e de Esgotamento Sanitário (Arsae) está acompanhando os casos registrados nos últimos dias pelos moradores de Divinópolis. Além da água com cor de terra, cheiro forte, esgoto transbordou em um dos “reservatórios” da companhia no final de semana.
A Arsae informou por meio de nota que cobrou justificativas, além de medidas para os problemas serem solucionados. Disse ainda que os técnicos da Copasa estão atuando da Estação de Tratamento de Água (ETA) para reestabelecer o serviço.
Ainda nesta terça-feira (29), a Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) deverá divulgar o resultado das amostras colhidas ontem na ETA e também em residências de moradores. A análise irá revelar se há na água distribuída alguma contaminação prejudicial à saúde.
Caso seja constato alguma irregularidade, a Copasa poderá ser multada, conforme Código Municipal de Saúde e também o Decreto 2.914, do Ministério da Saúde, que dispõe sobre a qualidade da água para consumo humano.
A companhia também terá que descartar 2 milhões de litros de água para limpar toda a rede. O processo deve ser concluído nesta quarta-feira (30), segundo previsão dada à Vigilância em Saúde.