A primeira feira foi no último final de semana (Foto: Arquivo pessoal;Divulgação)

 

Feiras e exposições na Praça do Santuário ganham legalidade e força em Divinópolis

Marcelo Lopes

Com o objetivo de buscar artesãs que estão escondidas para mostrarem o talento e o trabalho, foi criado, em Divinópolis, o Grupo Entre Amigas. A iniciativa teve o primeiro evento de exposição durante o último fim de semana, na Praça do Santuário.

De acordo com a presidente do Conselho da Mulher Empreendedora da Associação Comercial e Industrial de Divinópolis (Acid), Sandra Amaral, o projeto teve início a partir da demanda e mobilização de uma artesã.

“Uma artesã me procurou, porque elas não tinham lugar para expor o trabalho e na época era um grupo de 12 mulheres. E o grupo que está na Praça da Catedral disse que elas não tinham como entrarem, pois já estava completo, diferente do nosso que vai aceitar que entrem pessoas, pois somos empreendedoras e queremos dar visibilidade ao artesão. Há muito talento e precisam de um local, onde possam mostrar os trabalhos”, disse Sandra ao PORTAL.

Sandra conta que o “Entre Amigas” terá um grande espaço, mas outras providências teriam que ser tomadas para que a iniciativa seguisse em frente.

“Eu procurei o secretário de cultura, Osvaldo André, pois precisávamos dele para que esse projeto seguisse em frente e ele aceitou, ficou muito feliz. Em uma segunda reunião fomos nós dois e as artesãs, no qual ficou combinado que elas irão se cadastrar e ele cederá o espaço na Praça do Santuário”, relatou.

Com a aprovação da Secretaria Municipal de Cultura, o projeto segue com toda a legalidade. Regras e normas foram estabelecidas para participação de integrantes. As barracas já foram solicitadas para as realizações de mais feiras, devendo chegarem em agosto. Atualmente, o grupo está com 17 artesãs e a procura continua para que mais homens e mulheres possam mostrar os respectivos talentos e trabalhos.

De acordo com a coordenadora do Grupo Entre Amigas, Adrienne Sant’Ana os artesãos se animaram com a novidade.

“Estão bastante receptivos e entusiasmados com o projeto, pois a maioria trabalha em casa e nem sempre tem a oportunidade de mostrar seu trabalho. Queremos muito buscar os trabalhadores do artesanato que estão escondidos em casa, deixando a Praça mais alegre aos domingos, sempre cheia de novidades. Temos artesãs e artesãos interessados e estamos recebendo as inscrições”, disse.

Os artesãos e artesãs interessados em participar do projeto podem entrar em contato pelo número (37) 98419-7449 (Clique no link para direcionar para o WhatsApp).