Entidade não conta com nenhuma ajuda governamental (Foto: Mariana Gonçalves/Gazeta do Oeste)

Idosos de cinco entidades da região Centro-Oeste serão beneficiados com a reciclagem de roupas que tornaram-se cobertores. A iniciativa é da AB Nascentes das Gerais, que juntou 1.170 peças (calças, jaquetas, camisas etc) utilizadas por seus profissionais, que transformaram em 1.068 cobertores novinhos que farão a diferença para quem precisa.

A ação reciclou 340 quilos de materiais que seriam inutilizados. As roupas seriam descartadas e foram recicladas, aquecendo o inverno de muitos idosos da região Centro-Oeste.

A ação da concessionária reduz a degradação ambiental, uma vez que as peças de roupa seriam descartadas em aterro ou incineradas. Com a reciclagem, impede-se, portanto, prejuízos à água e ao solo. Se o material têxtil fosse descartado, ocuparia 2,56 m3 de aterro sanitário. Com a reciclagem, evitou também a emissão de 5,02 tCO2 e registrou-se a economia de 17.270,09 kWh de energia.

“A AB Nascentes das Gerais mantém o Plano de Gestão Ambiental (PGA) justamente para contribuir com o meio ambiente. Com a reciclagem dos uniformes já utilizados, temos a chance de contribuir com idosos que necessitam muito”, afirma o engenheiro Bruno Novais, responsável pela área ambiental da concessionária.

A AB Nascentes das Gerais iniciou a distribuição na última terça-feira (13/12), e distribuirão até amanhã (20). As entidades beneficiadas na região são: Fundação Frederico Ozanan em Itaúna, Lar dos Idosos Padre Augusto Cerdeira em Carmo do Cajuru, as Vilas Vicentina Padre Libério e Frederico Ozanan em Divinópolis e o Lar São Francisco de Assis em Formiga.